Connect with us

Nossa Cidade

Oficina de tecnologia auxilia jovens a fortalecer autoestima

Publicado

em

imagem 132

O “Projeto de Acolhimento Social CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)-Escola” começa a virar realidade. Na tarde desta sexta-feira (20/09), 28 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da E.E.(Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo participaram da primeira ação prática: uma “Oficina de QRCode”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ação da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social contou com a parceria da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhado por técnicos e monitores do CRAS Jd. Novo Ângulo, o grupo recebeu orientações sobre as ações de educação ambiental realizadas no parque e a revitalização do espaço, hoje um dos cartões postais de Hortolândia. Os alunos puderam levantar informações, fazer fotos e vídeos do local. O material será utilizado durante a segunda etapa da oficina, marcada para segunda-feira (23/09), às 13h, no laboratório de informática da própria escola.

Anuncio

Após visitar a E.E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, no final de julho, e conversar com gestores e comunidade escolar, dado o perfil encontrado na unidade, a opção da equipe do CRAS foi disponibilizar um projeto de inclusão digital que mobilizasse os jovens em atividades de pesquisa, produção de textos, trabalho em grupo, trabalho social e uso de tecnologia. Em cada escola serão utilizadas ferramentas diferentes para alcançar a meta buscada.  

Segundo a coordenadora do CRAS Jd. Novo Ângulo, Eliane Silva, a oficina de tecnologia foi o meio empregado para fortalecer a autoestima dos jovens e despertar neles o protagonismo social. “Queremos atrair jovens com a tecnologia para fortalecer vínculos e ajudá-los a enfrentar dificuldades. A oficina de QR Code é um meio para um fim social”, explica ela. 

Advertisement

Sobre o projeto CRAS-Escola

O projeto CRAS-Escola, ainda em fase piloto, é baseada no CRAS Jd. Novo Ângulo, órgão da rede de proteção social básica, que envolve a população de 48 bairros da cidade. A proposta da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é envolver alunos de escolas públicas a fim de conhecer, prevenir e atender situações de vulnerabilidade social ainda no começo e, assim, evitar que se agravem. 

Até o momento, seis escolas estaduais da área de cobertura já foram visitadas: as E.E.s Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, Maria Antonietta Garnero La Fortezza, Dr. Honorino Fabbri, Yasuo Sasaki, Guido Rosolen e Maria Cristina de Souza Lobo.

“Queremos montar uma rede sócio-assistencial, que envolva assistência social, educação e saúde, visando o desenvolvimento integral do cidadão. Embora na proteção básica não tenha idade para o munícipe receber atendimento, nesta visita às escolas, queremos fazer um trabalho preventivo, conversando com os professores, falando com eles sobre os benefícios disponíveis para a comunidade e como ajudar alunos em situação de vulnerabilidade social. Assim, poderemos verificar a situação antes de ela se agravar. Em alguns casos, a situação pode ser de violência ou abuso, depressão, mutilação; em outras, de baixa frequência escolar. Aí, buscaremos ajudar no combate a esta evasão escolar, porque embora conheça a situação do estudante, o professor não tem como atribuição visitar a casa do aluno. Isto cabe ao CRAS de referência”, afirma Eliane. 

Advertisement

Em cada local, reuniões envolvendo profissionais de ambas as instituições, assim como membros da comunidade, definirão os melhores caminhos a seguir: grupos de pais, grupo de mulheres e eventuais encaminhamentos técnicos para serviços públicos disponíveis, seja na própria Assistência Social, seja na Saúde ou mesmo na Educação. 

O CRAS Jd. Novo Ângulo está localizado na Rua Francisco Bereta, 330. O órgão é vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade32 minutos ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região3 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região4 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil4 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil15 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes18 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade18 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Advertisement
cinema

Populares