Trabalho evitará o descarte irregular de detritos e a poluição no córrego
As obras do coletor-tronco de esgoto realizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura, ajudarão no trabalho de recuperação ambiental do córrego da APP (Área de Preservação Permanente), localizada na travessa São Geraldo e nas ruas Cosmo Ferreira Gomes, Maria Rodrigues Ferreira e Miguel Antonio dos Santos, no Jardim Sumarezinho. A ação garantirá o tratamento de esgoto de pelo menos 400 residências que estão localizadas na região do Jardim Sumarezinho. A equipe trabalha na abertura do solo e na instalação da tubulação
Com a nova obra, os resíduos produzidos nas residências serão destinados de maneira correta para a rede de esgoto. A medida evitará a poluição e o descarte irregular de detritos no córrego, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, o que contribui para a preservação do córrego.
De acordo com a Sabesp, entre 1.200 e 1.500 pessoas serão beneficiadas com a obra. O tratamento de esgoto proporcionará a preservação do meio ambiente, além de evitar a poluição de nascentes, rios e córregos, com a proposta de conservar o manancial e, consequentemente, oferecer qualidade de vida à população.
Para iniciar o trabalho de recuperação da área, a Prefeitura de Hortolândia precisou remover 15 famílias que moravam na beira do córrego. A ação foi necessária para começar a implantação do emissário de esgoto. De acordo com a Secretaria de Habitação, as famílias removidas foram realocadas pela Prefeitura.
Esgoto 100%
A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e obteve os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.
A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) ação que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98