As obras complementares do Corredor Metropolitano Noroeste, o que inclui o trecho restante a ser executado em Hortolândia, devem iniciar nas próximas semanas, segundo informe técnico enviado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) à Prefeitura de Hortolândia. A ligação viária entre as cidades da região tornará viável o tráfego pela Ponte Estaiada, construída pela Prefeitura. A Ponte está pronta e a Administração Municipal aguarda a finalização do Corredor para liberar a estrutura ao tráfego de veículos.
A Ponte Estaiada está localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo. Quando entrar em operação, vai integrar as regiões leste e oeste da cidade. Além de ser cartão postal do município, a estrutura evitará que o trânsito que seguirá pelo Corredor Metropolitano entre em conflito com o tráfego local.
“Este é um momento muito aguardado por Hortolândia, que sempre se colocou à disposição do Estado para agilizar o que fosse necessário para a continuidade desta obra. Desapropriamos áreas, fiscalizamos os trabalhos e demos apoio à implantação do Corredor desde a etapa anterior, quando foi construído o Terminal Metropolitano na avenida Santana e implantado o corredor de ônibus na avenida Olívio Franceschini”, enfatizou o prefeito Antonio Meira.
“Com a retomada do projeto e conclusão das obras, vamos garantir à população mais acessibilidade viária, agilidade no fluxo de veículos e urbanização de novas áreas no município”, destacou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis.
Primeiro trecho
O primeiro trecho a receber intervenções nesta etapa de obras será a avenida Olívio Franceschini, onde a EMTU construirá uma Estação de Transferência. As obras na cidade contemplam, ainda, um Terminal no Jardim Terras de Santo Antônio e o prolongamento do traçado do Corredor. O prazo para conclusão das obras é 18 meses.
O contrato com a empresa vencedora da licitação para as obras, a Equipav, aconteceu em outubro. Nesta época, foi dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Já foi concluída a etapa de topografia no local onde será construída a Estação de Transferência na avenida Olívio Franceschini, entre as quadras da rua Eucaliptos e rua das Palmeiras, no Parque dos Pinheiros. Como o local foi licenciado na etapa anterior de obras, a empresa pode iniciar as obras a qualquer momento.
Parceria
A EMTU, responsável pelas obras, tem apoio da Prefeitura de Hortolândia em todo o processo de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste. A Administração Municipal, além de fiscalizar o andamento dos trabalhos, realiza desapropriação de áreas por onde passará a continuidade do traçado. Até o momento, 18 áreas já foram cedidas à EMTU e 39 outras áreas estão em processo de desapropriação. A maioria fica na região do Parque Perón, onde o Corredor será interligado à Rodovia SP-101, por meio de uma alça de acesso.
Mas a parceria da Prefeitura para o avanço na implantação do Corredor Metropolitano vai além da garantia de áreas por onde as obras possam acontecer. O traçado que será completado a partir de agora foi sugerido pela Administração Municipal. “O primeiro traçado previa a utilização da avenida da Emancipação para acesso à SP-101. No entanto, um traçado mais linear é o ideal para manter o trânsito numa mesma média de velocidade. Nossos técnicos fizeram um projeto que contemplava um trajeto pela rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América. Para isso, seria necessário construir uma ponte, que é a Ponte Estaiada”, explicou Reis. O traçado foi aprovado pela EMTU, com a condição de que a Prefeitura construísse a ponte, completou o secretário.
“É preciso levar em conta que o Corredor Metropolitano Noroeste integrará o tráfego desde Americana, passando por Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, até chegar a Hortolândia. O tráfego local sofreria um impacto significativo caso a avenida da Emancipação fizesse parte do traçado do Corredor. Já a Ponte Estaiada tem capacidade para absorver este volume de veículos”, justificou o secretário. Outra vantagem da Ponte é a oferta de mais uma opção para quem mora em Hortolândia seguir até Campinas, já que a avenida da Emancipação continuará sendo utilizada.
As obras do traçado serão complementadas com a implantação de uma alça de acesso à SP-101, na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima. Esta obra, que está em estudo pela Artesp (Agência Reguladora de Transporte do estado de São Paulo), será executada pela concessionária Rodovias do Tietê, que administra a Rodovia SP-101.
MOBILIDADE URBANA
As obras de mobilidade urbana e sistema viário são prioridades do governo Meira, com o objetivo de garantir o direito de ir e vir das pessoas. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.
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