As obras em andamento em Hortolândia, na região do Jd. Novo Ângulo, para viabilizar o tráfego de veículos pela Ponte Estaiada, avançam. Nesta semana, os trabalhos de continuidade de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste, ação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) acompanhada pela Prefeitura, estão na fase de construção de calçamento para pedestres. Guias e sarjetas já foram implantadas, assim como a base para o pavimento na nova avenida aberta, via que ligará a Ponte Estaiada à avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América. A previsão é que até o final do mês todo o trecho que recebe intervenções seja asfaltado.
A pavimentação colocará a Ponte Estaiada em operação. A estrutura, construída pela Administração Municipal, unirá as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. No futuro, quando todo o traçado estiver concluído, a Ponte Estaiada fará parte do corredor expresso de ônibus, que seguirá desde Americana até Campinas. Após a obra de pavimentação, a EMTU fará a implantação do Corredor pelo traçado que segue da avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, passando pelo Parque Peron, até a SP-101.
O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen.
Alça de acesso
A Rodovias do Tietê, concessionária que administra a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), iniciou, nesta semana, a obra de implantação do dispositivo de acesso da Ponte Estaiada ao quilômetro 5 da Rodovia. O dispositivo que fará transposição da SP-101, na altura do bairro Nova Boa Vista, viabilizará o acesso de veículos nos sentidos Campinas e Monte Mor, a partir do Corredor Metropolitano Noroeste.
Esta obra faz parte das intervenções necessárias para a Ponte Estaiada entrar em operação, solicitadas pelo prefeito Angelo Perugini ao Estado. “A criação desta alça de acesso na saída para Campinas é uma obra bastante aguardada pois viabilizará a Ponte Estaiada dentro da proposta do corredor expresso de ônibus, melhorando e agilizando o tráfego local e regional”, afirma Perugini. A previsão é que a alça de acesso e o traçado do Corredor Metropolitano fiquem prontos na mesma época, no próximo ano.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98