Quem mora depois da linha do trem, na área de abrangência do Jd. Nova Hortolândia, conta agora com serviços de assistência social, disponibilizados pela Prefeitura, mais perto de casa. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)/CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Primavera tem novo endereço, na Rua da Amoreira, 35, no Conjunto Habitacional Jd. Primavera. O novo prédio fica próximo à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Primavera e à ETA (Estação de Tratamento de Água) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Antes, a sede ficava próxima à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Real. A cerimônia de inauguração, na manhã desta sexta-feira (09/08), reuniu dezenas de pessoas da comunidade e autoridades municipais, dentre elas o prefeito Angelo Perugini.
Pipoca, escorregador e pula pula deram o tom de festa ao evento, assim como as apresentações musicais das crianças da Adra (Núcleo Vinde a Mim) e da Casa da Criança Feliz. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a mudança, realizada para aprimorar e otimizar o atendimento à comunidade, faz deste o maior CRAS e CCS do município. O órgão é responsável pelo atendimento a 24 bairros referenciados nesta região (veja abaixo), beneficiando 6.017 famílias e 16.985 pessoas em vulnerabilidade social.
“Estamos descentralizando as coisas, para estar aqui pertinho do povo. Quem mais precisa do CRAS? O povo do Boa Esperança, Recanto do Sol, Primavera, a região de cá. Vocês notaram que tem duas cidades? Uma para o lado de lá da linha do trem e outra para o lado de cá? Pro lado de lá, o que tem? Tem banco, comércio, Fórum, Prefeitura, tudo é para o lado de lá. Pro lado de cá, não tem quase nada. Nós temos que olhar pro lado de cá da linha do trem. Este olhar da Administração, de querer trazer as coisas para cá, é de aproximar o serviço das pessoas, para vocês serem bem mais atendidos. Esta unidade que está vindo para cá é para alimentar o sonho e a esperança nossa”, explicou o prefeito.
Outra benfeitoria da Administração nesta região, apontada pelo prefeito durante a cerimônia, é a duplicação da Av. São Francisco, uma das entradas de Hortolândia, que valorizará a região após a obra. Perugini ressaltou também a grande reforma que será realizada pela Prefeitura, a partir de outubro, para fazer do Mário Covas um Novo Hospital, capaz de melhor atender à população do município. A unidade ampliará o número de leitos de 66 para 100 leitos, terá cinco centro cirúrgicos, dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tomógrafo. “Nosso hospital não tem centro cirúrgico, não podemos fazer cirurgia lá dentro, não tem UTI. Agora, vai começar uma grande reforma.Vamos mudar nosso hospital inteirinho. Tirar toda a parte administrativa lá de dentro, que vai para um outro local, e vamos colocar a Maternidade. As entradas das mãezinhas que vão ter os bebês e a do pronto socorro vão ser outras. Dentro de alguns meses, nosso hospital vai estar numa nova condição e atender vocês, porque a nossa principal unidade de saúde é o hospital”, afirmou ele.
Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, a região do Jd. Primavera, em razão da carência, necessita de muitos cuidados. “O CRAS que inauguramos hoje vai atender todos os serviços que a assistência social preconiza, desde eventuais até o atendimento, o acolhimento dos que mais precisam. O CRAS é a porta de entrada de todos os outros serviços que nós temos na Prefeitura através do CadUn (Cadastro Único). Este espaço é para vocês. Ele está reformulado para atender, graças a um pedido do nosso prefeito, às pessoas que mais precisam”, destacou Régis.
“A população daqui é mais necessitada que aquela da região onde estávamos. Aqui o serviço vai até a população”, afirma a coordenadora da unidade, Roseli Salete Braghirolli.
A dona de casa Jéssica Schenato Bossau, de 25 anos, e o companheiro dela, o armador de ferragem Marcos de Jesus Dias, de 47 anos, moradores do Jd. São Jorge e uma das famílias referenciadas na unidade, gostaram da mudança. “Aqui é bom, atende bem. É mais perto e mais prático”, diz Marcos.
A dona de casa Tatiana Nascimento Santos, de 35 anos, moradora do bairro vizinho ao CRAS, também gostou da novidade. “Ficou melhor para mim. Mais próximo da minha casa. Agora, minha filha participa da atividade para PCD. Antes, eu não ia até a Vila Real, porque era longe e difícil de ir com uma cadeirante”, comenta, animada em participar, também ela, da oficina de artesanato em pedraria, que será aberta em breve no CCS.
O que faz o CRAS
O CRAS acolhe e atende pessoas em vulnerabilidade social, informando sobre serviços e benefícios socioassistenciais nas esferas municipal, estadual e municipal, tais como cesta básica, Bolsa-Família, BCP (Benefício de Prestação Continuada) e, quando necessário, encaminhando o munícipe e sua família a outras redes e órgãos municipais de atendimento (Educação, Saúde, Cultura, Esportes, dentre outros), visando prevenir e evitar o agravamento das diversas situações de vulnerabilidade. O CCS, por sua, vez, é o espaço vinculado ao CRAS, que complementa o atendimento prestado, oferecendo oficinas, cursos, palestras, brinquedoteca e outras atividades para convivência e fortalecimento de vínculos.
No CRAS/CCS Jd. Primavera, são realizados serviços como visita domiciliar, atendimento para o CadUn e benefícios advindos de programas municipais, estaduais e federais como Bolsa Família, Criança Feliz, Ação Jovem, Renda Cidadã e Acerte. O atendimento social, mediante agendamento, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar, basta ligar para 3909-0627 e 3909-2292. No CCS, acontecem também grupos de convivência para idosos, adolescentes, crianças entre seis e 16 anos, pais e outros familiares, PCDs (Pessoas com Deficiência) e atendidos no Paif (Programa de Atendimento Integral à Família).
Confira os bairros referenciados no CRAS/CCS Jd. Primavera:
1.Chácara Recreio Alvorada
2.Jardim Boa Esperança
3.Jardim Carmen Cristina
4.Jardim das Colinas
5.Jardim das Laranjeiras
6.Jardim Estefânia
7.Jardim Minda
8.Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
9.Jardim Nova Hortolândia
10.Jardim Primavera
11.Jardim Santa Luzia
12.Jardim São Camilo
13.Jardim São Felipe
14.Jardim São Jorge
15.Lot. Recanto do Sol
16.Parque Bella Ville
17.Parque do Horto
18.Parque Orestes Ôngaro
19.Parque Terras de Santa Maria
20.Vila Real
21.Vila Real Continuação
22.Vila Real Santista
23.Vila São Pedro
24. Jd. Novo Estrela
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98