Nossa Cidade

Novas avenidas do terão iluminação eficiente e econômica

Prefeitura abriu licitação para contratar empresa responsável pela modernização do sistema de iluminação onde há novos viários em obras

Aberta a licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto de iluminação nas novas avenidas que surgirão com as obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), ação que colaborará para tornar a cidade mais segura. Conforme as obras viárias forem concluídas, a Administração Municipal inicia o projeto de iluminação. As intervenções previstas abrangem implantação de projetos diferenciados de paisagismo nas avenidas de maior circulação, reestruturação viária com implantação de ciclofaixas nos novos trechos construídos, além de iluminação com lâmpadas LED.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, o projeto de iluminação em licitação prevê que haja economia energética para modernização das vias públicas em implantação, uma vez que as lâmpadas LED conferem maior potencial de iluminação. Dessa vez, os locais contemplados com a nova iluminação são: a Avenida São Francisco de Assis, com obra de duplicação em andamento; a ligação do Jd. Novo Cambuí com Parque Gabriel, sistema viário cujas obras iniciam nos próximos dias; avenida José Augusto de Araujo (Novo Estrela); Ponte do São Sebastião (em licitação); viário do Jd. Santa Fé (obra inicia nos próximos dias); avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas (trecho viário em obras); a avenida Panaíno (em obras); e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Em um outro contrato já em andamento, a Prefeitura implantou nova iluminação de LED no Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); no trecho já concluído do Corredor Metropolitano, que inclui a avenida Olívio Franceschini, a Ponte da Esperança (Estaiada) e a avenida Antônio da Costa Santos (Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América); além do entorno da lagoa do Jardim Amanda, local onde o serviço segue em execução.

Toda cidade terá lâmpadas LED na iluminação pública

Além desta licitação, está aberta uma concorrência de PPP (Parceria Público-Privada) para modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública na cidade. O objetivo é otimizar o sistema de iluminação pública.

A meta do prefeito Angelo Perugini é trocar, até o final de 2020, todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. Com a medida, a Prefeitura calcula reduzir em até 50% os custos com iluminação pública.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, cerca de 22 mil pontos de iluminação pública serão trocados por luminárias de LED, por meio da PPP. “As lâmpadas de vapor de sódio da cidade são antigas, não correspondem à atual demanda de iluminação.

As lâmpadas de LED representam maior luminosidade com economia para o município e, consequentemente, mais segurança para as pessoas já que no período da noite as ruas estarão melhor iluminadas”, informa Prataviera Júnior.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...