Connect with us

Nossa Cidade

No Dia Mundial da Água, Lago da Fé ganha árvores e “abraço” na lagoa

Publicado

em

imagem 96

 

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), um coro de mais de 400 vozes entoou junto a reflexão que tematiza o evento promovido pela Prefeitura, Água: cuide hoje para ter sempre. Formado por estudantes de escolas públicas e particulares de Hortolândia, o grupo cantou: “Olha a água. Pode ser um oceano. Pode ser um mar inteiro. Pode ser aquele banho, Que eu tomo no chuveiro. Quando chove vira nuvem, E despenca lá do céu. Quando cai no chão, É água pra beber pra tomar banho pra lavar. Água que a gente tem que economizar, Porque senão um dia ela acaba, E então o que a gente vai fazer se não tem água, Porque senão um dia a fonte seca. E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra?”, questiona a letra da música “Olha a água”, da Turminha do Tio Marcelo.

Anuncio

No segundo dia de celebração em torno da data, crianças e jovens, estudantes de cinco escolas do município, participaram de “abraço simbólico” na lagoa do Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jardim Alvorada, bem como do plantio de 300 mudas de árvores, na área correspondente à Avenida Joaquim Martarolli, próxima à Câmara Municipal. Desta vez, foram aproximadamente 40 espécies diferentes, tais como Ipês rosa, roxo, amarelo e branco; Jenipapo; Jequitibá; Paineira; Pau Viola; Pau Mulato; Pau Cigarra; Sibipiruna; Guanandi; Guajuvira; Embaúba; Goiaba; Pitanga; Canafístula; Capororoca e Ingá. Com mais este plantio, o quinto no local, chega a 1.184 o total de mudas lá disponibilizadas de 2018 para cá, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, Villagio Ghiraldeli e Patrícia Ma. Capelato Basso, da EE (Escola Estadual) Prof. José Claret Dionísio e do COC Caramelo, cantaram também a canção folclórica “Floresta”, em homenagem ao mais novo parque do município, que tem 180 mil metros quadrados de área. A previsão é que, em dois anos, o bosque em formação já ofereça boa sombra a seus visitantes e, em três ou quatro anos, árvores altas.

Advertisement

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini na cerimônia, convidou os presentes a adotarem as árvores agora plantadas e a compartilharem a causa ambiental com todos em casa. “São vocês da escola que fazem a educação ambiental, a conscientização. Que neste dia vocês reflitam sobre porque estão aqui. Todos os dias precisam ser o Dia da Água. É importante também que vocês saibam o que a Prefeitura faz nesta área: plantio de árvores, coleta seletiva, descarte correto de resíduos, cuidado com as lagoas, e busca parceria com a comunidade, este envolvimento, para a conscientização ambiental. São muitas as ações neste mês, em especial nesta semana”, afirmou Zezé.

Nesta semana, a Administração Municipal também promoveu um seminário sobre a revitalização dos afluentes do Ribeirão Quilombo e três eventos comemorativos, com direito a “abraço simbólico” em lagoas da cidade. O primeiro foi no Jd. Amanda, nesta quinta-feira (21/03); o segundo hoje no Parque Lago da Fé, no Jd. Alvorada; e o próximo na quarta-feira (27/03), no Parque Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

“É importante participar para saber a importância da água. A vida depende da água. Sem água a gente não existe”, filosofa o estudante do 6o. ano do COC Caramelo, Eduardo Berno Lima, de 11 anos. “A gente precisa plantar para ter mais árvores, que elas estão acabando no mundo. Sem as árvores, como a gente viverá? O solo fica ruim, o ar fica ruim”, complementa o colega do 5o. ano, Davi Barrine, de 10 anos.

Estreante em plantios, o aluno do 5o. ano da Emef Profa. Patrícia Capelato, Mateus Henrique Miranda de Castro, de 10 anos, estava animado. “É importante plantar para a respiração, para ter sombra, e para matar a sede, tem que cuidar da água. No dia que fui à praia com minha família, vi um lago que tinha muito lixo, canudinhos, garrafas plásticas e até cachorro morto. Me deu uma tristeza!”, revelou o menino. “Se a água acabar, o que a gente vai beber”, pergunta o amigo Otávio Luiz Spinardi de Sousa, também do 5o. ano.

Advertisement

SERVIÇO:

Dia Mundial da Água

Evento 3: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang

Data: 27/03/2019, sexta-feira, às 9h

Advertisement

Local: Lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Atividades: Abertura, apresentação musical e “abraço simbólico” na Lagoa

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial21 minutos ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial49 minutos ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade53 minutos ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo1 hora ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade2 horas ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região3 horas ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial4 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

Advertisement
cinema

Populares