Connect with us

Nossa Cidade

MP apura se Meira troca cargos por apoio

Publicado

em

adailton sa

Uma matéria do Jornal TodoDia indaga que o MPE (Ministério Público Estadual) de Hortolândia abriu inquérito para investigar possíveis indicações feitas por vereadores para cargos comissionados na prefeitura. A principal suspeita do MPE é que as nomeações seriam uma forma de o Executivo garantir apoio político dos parlamentares.

Pessoas ouvidas até agora apontam que o vereador Adaílton Sá (PV) foi um dos autores das nomeações, inclusive em acordo feito com o prefeito Antonio Meira (PT).

Anuncio

Quatro pessoas ouvidas pelo promotor Marcelo Di Giácomo, responsável pelas investigações, apontaram que foram indicadas por Adaílton para ocupar cargos comissionados na prefeitura.

Os depoimentos foram colhidos durante as investigações sobre cobrança de pedágio por parte do vereador, acusado de reter parte do salário de ex-assessores (leia texto ao lado), e acarretaram na abertura deste outro inquérito contra o parlamentar, que o promotor tenta ampliar.

Advertisement

“Esse novo inquérito apura duas coisas. A primeira é se vereadores têm poder de indicar comissionados para a prefeitura. A segunda é se esses e outros servidores comissionados estão sendo colocados para fazer funções burocráticas, que deveriam ser feitas por funcionários concursados. Também existe um sub item no primeiro ponto da investigação – se existem as indicações – para analisar se essas pessoas supostamente indicadas fazem repasses dos salários aos vereadores que as indicaram”, afirma Di Giácomo.

INDICAÇÕES

Entre os depoimentos, um servidor que acusa Adaílton de ficar com parte de seus salários afirma que o vereador se reunia com o prefeito Antonio Meira e sua esposa e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, para acertar a nomeação de assessores. “A secretária do prefeito vinha com uma lista contendo os cargos, níveis de escolaridade e os salários para o vereador preencher o nome do indicado e anexar currículo e cópia de documentos”, afirma o depoente.
Di Giácomo estuda convocar o prefeito para prestar esclarecimentos sobre a citação.

LAÇOS

Advertisement

A suspeita do MP é de que tais indicações seriam feitas para estreitar os laços políticos entre Legislativo e Executivo. “Essa é a primeira suspeita que ocorre na minha cabeça (apoio político), mas até agora não há provas nesse sentido.”

Adaílton foi procurado, mas as ligações feitas ontem à tarde foram direcionadas à caixa de mensagens e os recados não foram retornados.

A Prefeitura de Hortolândia informou que contrata assessores conforme a necessidade, levando em consideração o perfil profissional. A administração já foi notificada, disse que prestou informações e que está à disposição do Ministério Público.

A reportagem questionou se os vereadores podiam indicar assessores e sobre a suposta reunião de Meira com Adaílton, mas não houve resposta.

Advertisement

Fonte: Jornal TodoDia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil59 minutos ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes4 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade4 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes4 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial5 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial5 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade5 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares