Nossa Cidade

Mostra Na Lona apresenta três espetáculos teatrais online nesta quarta-feira (14/04)

O teatro pode ser feito com diferentes tipos de linguagens. O público pode conferir essas diferenças nos três espetáculos que serão apresentados nesta quarta-feira (14/04) na 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona. As peças serão exibidas nos canais do YouTube do evento e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até o dia 24 deste mês. 

A programação desta quarta-feira começa às 16h com o espetáculo “Como A Gente Gosta” (foto), do grupo Maria Cutia. A peça é inspirada na comédia “As You Like It”, obra pouco conhecida de Shakespeare. A montagem do grupo aborda o tema do amor e suas infinitas facetas por meio de uma trama rocambolesca. O jovem casal de namorados Rosalinda e Orlando foram exilados da corte pelo novo Duque. Rosalinda se exila junto com sua prima, Célia. Elas vão para uma floresta, onde adotam disfarces para se protegerem dos perigos do lugar. Rosalinda assume o disfarce de um jovem, chamado Ganimedes. Célia se disfarça de uma camponesa, de nome Aliena. Na floresta, Ganimedes brinca com Orlando, fazendo-o imaginar que ela (travestida de homem) fosse de verdade sua amada, e lhe dá lições de como se curar da febre do amor. Outro destaque do espetáculo é a trilha sonora, que ocupa papel importante na história e foi composta pelo próprio grupo. 

Anuncio


A metalinguagem marca o espetáculo “O Último Sarau – Uma Peça de Corpo Presente”, do grupo Os Geraldos, que será exibido às 20h. A peça, que fala sobre a própria arte, é sobre a morte do diretor artístico do Grupo Arte & Vida, que durante 30 anos promoveu saraus, peças e eventos culturais numa pequena cidade. Durante o velório, os integrantes do grupo fazem um último sarau com poemas e canções como despedida ao falecido diretor. A peça busca evocar a memória de um tempo em que a tradição cultural fazia parte do cotidiano das pessoas. A programação desta quarta-feira terá mais uma exibição da peça “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para a participação do público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos contarão ainda com um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultada no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo