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Moradores e comerciantes comemoram benefícios trazidos pelo Corredor Metropolitano à região do Jd. Nova América

Melhorias no acesso ao transporte público, movimento no comércio e valorização da área são apontados como as principais mudanças após obra do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia

Três meses após a inauguração do trecho final do Corredor Metropolitano em Hortolândia, obra realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, moradores, frequentadores e comerciantes dos bairros por onde passa o novo complexo viário comemoram as mudanças positivas no cotidiano. Basta visitar o trecho de quase 5 quilômetros de via expressa, entre o Parque Perón, Novo Ângulo e Nova América, e conversar com a população que passa a maior parte de seus dias na região para constatar que “tudo está melhor por ali”, como eles mesmos dizem.

“Estou 100% satisfeito com o que foi feito aqui. Desde o aspecto visual até o momento de pegar o ônibus para o trabalho. Mas, para quem depende do transporte coletivo, o principal ponto positivo foi realmente a facilidade para acessar aos ônibus. Todos os dias, pego ônibus para o meu serviço em Campinas. Antes, era do outro lado da avenida (Antonio da Costa Santos) e muito mais demorado, sem variedade de linhas. Hoje, o ponto é amplo e os ônibus circulam mais rápido, diminuindo o tempo de espera. Essas mudanças já ajudam a melhorar nossa qualidade de vida”, explica o segurança Sílvio Francisco, 65 anos, morador da Vila América há mais de 20 anos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, o trevo do Corredor Metropolitano com a rodovia SP-101, onde estão construídas as novas alças de acesso e saída da cidade, absorvem, aproximadamente, uma demanda de 16 mil veículos por dia. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Prefeitura. “Segundo nossos estudos, o novo dispositivo viário recebe diariamente 8 mil veículos vindos de Campinas e outros 8 mil estarão saindo de Hortolândia. No total, teremos mais de 16 mil veículos transitando diariamente neste trecho do Corredor Metropolitano”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Além dos moradores, comerciantes locais também vibram com o movimento que a construção do Corredor Metroplitano trouxe à região. “Desde pequeno, venho com meu pai ao nosso comércio, aqui na avenida (Antonio da Costa Santos), antes mesmo de pensar em existir o Corredor Metropolitano. Não víamos a região com tantos comércios como hoje e o movimento era mais de pessoas que moravam no bairro. Agora, além do local estar mais bonito, vemos surgirem mais comércios. Isso ajuda a movimentar todas as lojas da região. É um ciclo bem importante para os comerciantes. Desejo também que, quem sabe um dia, mais árvores também possam ser plantadas por aqui, tornando nossa região ainda mais bonita”, comenta Diego Mendes, 21 anos, morador do Jardim Nova América e dono de uma adega localizada no traçado do Corredor Metropolitano.

O trecho do Corredor Metropolitano compreende aproximadamente 4,4 quilômetros, com início na Avenida José João da Silva, próximo à Ponte da Esperança (Estaiada), seguindo pela Avenida Antonio da Costa Santos até as novas alças de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde o motorista pode escolher o sentido que vai seguir a viagem, Campinas ou Monte Mor. 

VALORIZAÇÃO

Ao conversar com os moradores da região, também percebemos o sentimento de valorização dos imóveis na área, após a construção do Corredor Metropolitano. Há quem lembre dos tempos de “amassar barro”, que, hoje em dia, fazem parte apenas de memórias distantes de quem mora no Jardim Nova América. É o caso da recepcionista Sandra Regina Munaretto Kogo, de 46 anos. Ela mora em uma via paralela ao Corredor Metropolitano e, além de comemorar a valorização do seu imóvel, também aprova a redução no tempo para chegar de carro ao trabalho, localizado na avenida da Emancipação.

“Nosso bairro recebeu uma melhoria exuberante. Antigamente, sofríamos preconceito, já amassamos muito bairro por aqui”, comenta, em tom de brincadeira. “Hoje, com a nova avenida, o Corredor Metropolitano, nossos imóveis estão valorizados. Tudo está muito bonito e é motivo de orgulho morar por aqui. Além disso, economizo combustível, já que uso a via expressa para chegar em menos tempo ao meu trabalho. Estas mudanças nos valorizaram, literalmente, em diversos sentidos”, explica Sandra, que mora ali desde 1999.

INVESTIMENTO CONJUNTO

Concluídas as obras complementares em Hortolândia, o Governo do Estado finaliza a implantação do Corredor Metropolitano nos trechos das demais cidades. São 31,7 km de viário total interligando Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor. Foram construídos cinco terminais, sete estações de transferências e 23 estações de embarque e desembarque e 20 paradas nos municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. O investimento total para a implantação do Corredor Metropolitano foi de R$ 455,1 milhões.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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