Moradores Jardim Santa Clara Lago 2, em Hortolândia (SP), estão assustados com o número de escorpiões que invadiram as casas nas últimas semanas.
Uma moradora local, relata que foram capturados ao menos 10 escorpiões na sua residência, ela ainda diz que teme pela criança e pelo pet que moram junto com ela.
A moradora disse que precisou entrar em contato com um dedetizador particular, aonde ele me informo que esta tendo muita procura referente a isso na cidade.
O que a Prefeitura diz?
A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, salienta que esta época do ano, caracterizada por calor e alta umidade em decorrência das chuvas intensas, é propícia para o escorpião se reproduzir. Por este motivo, a população deve tomar cuidados com este artrópode (animal dotado com patas articuladas).
Para impedir a entrada de escorpiões em casa, a UVZ orienta os moradores para colocar telas em janelas, grelhas de quintais e ralos de áreas externas, internas e de pias, fazer a vedação de frestas e bloquear o acesso destes animais em espelhos de luz, pontos de iluminação e caixas de gordura e esgoto.
Outra medida importante é manter limpas as áreas externas da casa e evitar o armazenamento de materiais como tijolos e telhas, que podem servir de esconderijo para o escorpião. Caso seja necessário armazenar tais materiais, a orientação é colocá-los em locais afastados da casa e em cima de algum apoio (estrado ou pallet). Restos de construção devem ser descartados, pois também servem de esconderijo para escorpiões. A Prefeitura salienta que o descarte deste tipo de material deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade.
Caso o morador encontre escorpião em sua casa ou na região onde mora, deve entrar em contato imediatamente com a UVZ pelo telefone (19) 3897-3312, que funciona 24 horas, ou pelo e-mail uvz@hortolandia.sp.gov.br. Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e vistoriar a área. Durante a visita dos agentes, os moradores devem manter o uso obrigatório de máscara.
O órgão reforça a orientação para que o morador evite capturar o animal e usar veneno ou inseticida comum para matá-lo, pois estes produtos podem deixar o escorpião mais agitado e, aumentando a possibilidade de provocar acidente com picada. O escorpião só pica se sentir ameaçado ou for tocado. A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, informa que neste ano foram notificados 27 acidentes com escorpião.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98