Nossa Cidade

Moradores da região central também serão atendidos na UBS Santa Clara

 

Com a inauguração do prédio da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, no próximo sábado (10/08), a Prefeitura de Hortolândia atende uma antiga reivindicação da população e transfere o atendimento dos moradores dos bairros Remanso Campineiro e parte do Jd. das Paineiras para o novo local. A partir de segunda-feira (12/08), os pacientes destas localidades, que antes eram atendidos na UBS Nova Hortolândia, passam a fazer parte da área de abrangência da UBS Santa Clara. São cerca de 5,4 mil pessoas, cujos prontuários já estão em transferência para o novo endereço da UBS Santa Clara, na rua dos Estudantes, nº 415, no Jd. do Bosque.

Anuncio


Com a inclusão destes bairros, a UBS Santa Clara passa a ter abrangência de cerca de 31 mil moradores das seguintes áreas: Jardim do Bosque, Jardim Everest, Jardim Flamboyant, Green Park Residence, Jardim Mirante, Jardim Nova Alvorada, Jardim Santa Amélia, Jardim Santa Clara do Lago I, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santana, Parque dos Pinheiros, Parque Gabriel, Parque Odimar, Parque Residencial João Luiz, Parque Residencial Maria de Lourdes, Parque Santo André, Parque São Miguel, Remanso Campineiro, além de parte do bairro Jd. das Paineiras. No caso do Jd. das Paineiras, fazem parte da área de abrangência da UBS Santa Clara moradores das ruas Alberto Gomes, Geraldo Denadai, Joaquim Aparecido Bruno, Joaquim Aparecido de Oliveira, Luiz Camilo de Camargo, Orestes Denadai e Pietro Rocchi. Quem mora nas demais ruas do bairro continua sendo atendido na UBS Nova Hortolândia.

Nesta quarta-feira (07/08), uma plenária no Auditório Andréia Borelli reuniu representantes da Secretaria de Saúde com os moradores dos bairros da região central, para informar como será o processo de transição e funcionamento da unidade. “Os moradores do Remanso e Jd. das Paineiras que tinham consulta agendada para os próximos dias na UBS Nova Hortolândia estão recebendo uma ligação da Secretaria de Saúde informando da mudança da unidade e antecipando a data da consulta , que já acontecerá na nova UBS Santa Clara”, informou a secretária de saúde, Odete Carmem Gialdi. De acordo com o levantamento da Saúde, há 207 pacientes desta região com consultas agendadas para o mês de agosto. “Todos serão atendidos na UBS Santa Clara, na nova data informada no contato telefônico”, garantiu Odete.

Saúde da Família

Com a mudança dos prontuários da região central para a UBS Santa Clara, a unidade de saúde inicia uma fase de transição para oferecer atendimento com a estratégia de Saúde da Família. Conforme a secretaria de saúde, o objetivo é gradualmente ampliar a cobertura da Saúde da Família no município, uma vez que esta modalidade apresenta benefícios no atendimento à população por estabelecer maior vínculo com o usuário e sua família, permitindo o acompanhamento integral em todas as etapas da vida. “A estratégia da saúde da família tem uma organização que prevê uma equipe de saúde para cuidar e dar atenção às pessoas, e não apenas um médico. Neste momento, a UBS contará com um médico generalista, médicos clínicos, ginecologista e pediatra. Além disso, a unidade conta com enfermeiros, psicóloga, farmacêutica entre outros. A UBS vai reabrir no novo prédio com o acolhimento, que é uma oferta de atendimento para situações em que a população busca a unidade para algum agendamento ou problema de saúde que requer encaminhamento qualificado”, explicou Odete, ressaltando que essa estratégia objetiva garantir qualidade no acesso da população à sua UBS, amplia o vínculo e a confiança no serviço e nos profissionais de saúde.

PIC

A inauguração do novo prédio da UBS Santa Clara faz parte das ações da Prefeitura de Hortolândia para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultarão em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

O início da reforma do Hospital Mario Covas está prevista para outubro. Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação do hospital, que incluirá intervenções desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Com isso, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com maior capacidade de resolutividade, uma vez que pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros hospitais da região serão atendidos em Hortolândia. Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo