8 de julho de 2024
Nossa Cidade

Morador de Campinas, lenda do alpinismo brasileiro morre no K2

Rodrigo-Raineri

É com profundo pesar que Campinas e toda a comunidade alpinista recebem a triste notícia do falecimento de Rodrigo Chaddad Raineri, aos 54 anos, na noite desta quinta-feira, dia 4 de julho. Rodrigo perdeu a vida em um trágico acidente com parapente próximo ao acampamento do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, localizada ao norte do Paquistão.

Nascido em Ibitinga, em 1970, Rodrigo mudou-se para Campinas, onde se formou em Engenharia da Computação na Unicamp. Sua paixão pelo alpinismo o levou a feitos extraordinários, tornando-se o primeiro alpinista brasileiro a alcançar o cume do Monte Everest por três vezes, a 8.848 metros de altitude. Suas experiências e desafios foram compartilhados no livro “No Teto do Mundo”, escrito em parceria com Diego Schelp, que narra suas incríveis aventuras.

O prefeito Dário Saadi expressou profunda tristeza pela perda de Rodrigo Raineri, lembrando-o como um amigo e idealista. “O Rodrigo era uma figura humana extraordinária. Quando lançamos o Projeto Escalada durante meu mandato como secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo foi fundamental. É um momento muito difícil para todos nós”, lamentou o prefeito.

O Projeto Escalada, idealizado por Rodrigo em 2019, teve um impacto significativo na comunidade, despertando o interesse pela prática esportiva, especialmente entre as crianças. Por seus feitos internacionais e dedicação ao esporte em Campinas, Rodrigo Raineri foi homenageado como um dos personagens da série “Campineiros!”, que celebra figuras que contribuíram para a construção da cidade, prestes a completar 250 anos em 14 de julho.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, destacou Rodrigo como um símbolo do esporte campineiro. “Rodrigo foi um amigo e um exemplo. Sua presença no Projeto Escalada, na Virada Esportiva e na Maratona demonstra seu compromisso com nossa comunidade. Sentimos muito por perder um grande atleta e amigo”, concluiu Vanin.

Rodrigo Raineri deixará um legado eterno não apenas no alpinismo brasileiro, mas também na vida daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e se inspirar em sua determinação e paixão pelo esporte.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98