18 de maio de 2024
Nossa Cidade

Mochilas e kits de higiene bucal são entregues a 22 mil alunos da cidade

No lançamento da campanha “Sorrir é coisa séria”, projeto chega para estudantes do ensino infantil e fundamental

Renata belufe entrega Kit de higiene bucal

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, entregou na manhã dessa quinta-feira, dia 13, mochilas e kits de higiene bucal no lançamento da Campanha “Sorrir é coisa séria”. A cerimônia ocorreu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, que esteve representando o prefeito Antonio Meira (PT). Os secretários Lourenço Daniel Zanardi (Saúde – Atenção Básica e Especializada) e Cleudice Baldo Meira (Educação) também compareceram ao evento, além de pais e responsáveis, estudantes, vereadores, diretores e outros profissionais da educação.

O programa atingirá cerca de 22 mil alunos da rede municipal de educação. Segundo a Secretaria de Educação, os materiais foram montados de acordo com a faixa etária e o kit de higiene bucal é composto por itens como: estojo individual, toalha higiênica, fio dental, creme dental tripla ação, gel dental infantil líquido (para crianças menores de quatro anos) e escovas dentais infantis (uma para crianças de quatro meses a dois anos e outra para crianças acima de quatro anos).

A ação beneficia tanto estudantes do Ensino Fundamental quanto da Educação Infantil. As mochilas são parte integrante do kit de material escolar, entregue pela Administração aos estudantes da rede em abril.

Foram entregues três tipos de mochilas: uma bolsa para os matriculados no Berçário, uma mochila pequena para os demais alunos da Educação Infantil e uma mochila convencional para os do Ensino Fundamental. O investimento da Prefeitura para a compra do item é da ordem de R$ 800 mil, segundo a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Luciana de Almeida Brandão.

INCENTIVO

Estudante do 5º ano A da Emef Marleciene, Emanuel Ferreira, de 9 anos, demonstrava felicidade com os “presentes”. “Achava que não ia mais ganhar a mochila este ano. Que bom que ela veio junto com o kit da escova dental! Vai dar para levar os meus seis cadernos”, comemorou, conferindo os itens do kit de higiene bucal: escova, pasta, toalha, fio dental e estojo. “É importante escovar, porque os dentes não ficam com cárie”, afirma, revelando o hábito de cuidar dos dentes três vezes ao dia: pela manhã, antes de ir para a escola, após o almoço e à noite, antes de dormir.

O colega, Caio Gabriel Pereira do Nascimento, também de 9 anos, aluno do 5º B, também ficou feliz com os novos itens. Ele, que gosta de comer doce “às vezes”, considera “muito importante escovar os dentes três vezes ao dia”.

Para a dona de casa Laíse Cristine Picon Missola, mãe de Carolina, de 10 meses, e Pedro, de 6 anos, a medida beneficia também os pais. “Acho maravilhoso porque, para nós, é difícil por estas crianças para escovar os dentes. O que é explicado na escola tem mais influência”, diz ela. “Ele pratica aqui e leva para casa”, acrescenta.

Pedro, que já tem quatro dentes definitivos, “adora comer doces e balas”, mas só costuma escovar os dentes uma vez por dia. O garoto estava ansioso por este momento. Acordou às cinco da manhã e não via a hora de chegar na escola para receber o kit.

SORRIR É COISA SÉRIA

A entrega das mochilas e kits de higiene bucal faz parte do lançamento da campanha “Sorrir é coisa séria”, formalizando parceria entre as secretarias de Educação e Saúde – Atenção Básica e Especializada. O foco da campanha é a divulgação e disseminação das informações de higiene bucal, atreladas com as políticas públicas de saúde e educação, nas escolas municipais de ensino.

Idealizada pela dentista Maria Aparecida da Silva Pinheiro, a campanha prevê ações educativas e preventivas nas unidades escolares, tais como palestras, exibição de filmes e realização de escovação supervisionada. Além da dentista, auxiliares odontológicas integram a equipe.

“As crianças adoram o trabalho”, afirma Maria Aparecida. “A parte preventiva é a principal. Está provado que, fazendo isso, evitamos a cárie, diminuímos o índice da doença. Criar o hábito da escovação dos dentes é fundamental, sobretudo se vier acompanhado de uma mudança alimentar, como a redução do consumo de doces”, assinala.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, destacou o que o trabalho de higiene bucal, feito nas escolas, marca a vida das crianças. “Aprender a escovar os dentes exige muita dedicação e cobrança, também por parte dos pais”, comentou. “Pais, não desistam nunca de mostrar aos filhos o melhor caminho, inclusive para escovar os dentes. Às vezes, cansa falar sempre a mesma coisa. É que formar o hábito leva tempo. Mas não desistam. Nós, educadores, também temos um papel transformador na vida das crianças. Crianças, cuidem muito bem dos dentinhos, porque sorrir é coisa séria”, ensinou, destacando o lema da campanha.

“A campanha faz parte do processo de educação em saúde. É muito importante, porque, no Brasil ainda temos uma incidência muito grande de cáries nas crianças e de adultos sem dentes. Esta questão está intimamente ligada à saúde. Algumas doenças, como a pericardite, por exemplo, que é a inflamação na membrana que envolve o coração, está ligada à higiene dos dentes”, afirma o secretário de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi. “Esta campanha está dentro do espírito do programa Viva Mais e Melhor, que é o processo de educação em saúde, para a gente ter uma boa qualidade de vida e ausência da doença na nossa vida”, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98