• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
  • Rodeio 2026
terça-feira, junho 2, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Mesa redonda discute “Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”

Prefeitura by Prefeitura
25/10/2022
in Nossa Cidade
tecnologia

Evento faz parte da Semana Conecta Saberes, promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, que acontece nesta terça-feira (25/10)

Profissionais que atuam na educação, em diversas instituições de ensino, públicas e privadas, debatem, nesta terça-feira (25/10), às 18h30, no Colégio Adventista de Hortolândia, no Pq. Ortolândia, sobre “O Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”. A mesa redonda faz parte da “Semana de Ciência e Tecnologia Conecta Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação. 

Na palestra de abertura, na noite desta segunda-feira (24/10), a Profa. Débora Garofalo falou sobre “Educação 5.0 na prática: Caminhos para ressignificar a educação”. O evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Renato Muccillo (adjunto). Na internet, a palestra já teve, até o momento, 560 visualizações.

“A locomotiva do sucesso da nossa cidade está na educação. Está em cada um de vocês que, no dia a dia, consegue dar o melhor. Com cada pessoa fazendo e dando o seu melhor, a gente consegue conquistar muitos projetos, grandes coisas para a nossa cidade. Hoje Hortolândia é uma cidade inteligente, possui um polo tecnológico, trabalha uma pauta positiva que, inclusive, já ganhou prêmio na Alemanha de cidade inteligente e sustentável. Isso passa por vocês, pela educação. Quero sair, deixando a marca de um prefeito que investiu na educação e em tecnologia, numa cidade sustentável. Por mais que a gente faça grandes obras, viadutos, viários bonitos e elegantes, vocês podem ter certeza que o principal sempre será a educação. Nunca vou tirar um real da educação como estão fazendo. Jamais! Eu sempre vou colocar mais, porque entendo que a educação é primordial na vida do ser humano. Que nessa semana a gente possa fazer essa reflexão da educação na nossa cidade e perceber o quanto vocês fazem. Talvez vocês não consigam analisar o tanto de coisas boas que vocês fazem no dia a dia. O quanto vocês produzem no dia a dia. Eu tenho certeza que muitos professores só vão fazendo e nem veem. Quando nós vamos ver a cidade está sendo transformada. Isso é fruto do trabalho de cada um de vocês. A minha gratidão”, afirmou Zezé Gomes.

Para a Profa Débora Garofalo, a prática da educação 5.0 passa por envolver profissionais e estudantes, atribuindo significado às tecnologias usadas pedagogicamente. “O grande foco de trabalhar com inovação hoje não é apenas usar ferramenta, mas dar significado à ferramenta que vamos utilizar em sala de aula. Tirar o estudante da passividade e trazê-lo para o centro desse processo de ensino e aprendizagem. Trabalhar a partir do olhar de humanização e de uma educação com pilares integrais. Ter altos recursos tecnológicos não garante uma educação efetiva. Para que tenhamos apropriação do conhecimento é necessário ter uma aprendizagem integral baseada em experimentação e significado. Isso é promover uma educação 5.0”, afirmou a palestrante. 

“Mais que uma palestra, esse espaço de formação para nós é fundamental. É uma semana para a gente aprender, conviver e entrar em contato com novos olhares, novas perspectivas. A educação, enquanto movimento, envolve todas as políticas. Não tem política de assistência bem-sucedida, se não houver política bem-sucedida na educação. Não há política bem-sucedida na saúde, se não houver política bem-sucedida na educação. Tudo passa por nós. Entendemos essa importância e tudo o que nós temos feito visa fortalecer e criar espaços para potencializar a história dessa rede, os seus aprendizes e saberes”, ressaltou Moraes. 

Sobre a Semana “Conecta Saberes”

A Semana “Conecta Saberes” vai até quinta-feira (27/10). Neste dia, quem fala sobre “Educação e seus afetos” é o professor, escritor, advogado e palestrante Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação da capital paulista, cuja fala também será transmitida ao vivo pelo Youtube. 

Na quarta-feira (26/10), tem webinário sobre “Os Perigos da internet”, destinado sobretudo aos pais e responsáveis por alunos. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 26 mil estudantes matriculados.

Entre os objetivos do evento está o de mostrar a educação tecnológica na Educação Básica como prática pedagógica com abordagem interdisciplinar, o que se mostra extremamente importante na atualidade para melhorar, de forma lúdica e construtiva, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, segundo o Departamento de Ciência e Tecnologia.

“O evento terá como ideia principal utilizar a ciência e tecnologia como ferramentas de ensino e como recurso para dar praticidade à aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino”, ressalta a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

A realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular, o que significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.

Confira a programação, dia a dia:

Dia 2: Mesa redonda: “O Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”

Participantes:

• Prof. Alan Correa Moraes Colégio – PECTRUS,

• Prof. André Gonçalves Mariano Empresa – LIFE,

• Prof.ª Caroline Jango – Instituto Federal de Hortolândia,

• Prof. Leonardo Reinaldo – Rede Estadual de Ensino,

• Prof. Renato William – ETEC de Hortolândia.

• Mediação: Felipe Amaro

Data: 25/10/22

Horário: 18h30

Local: Colégio Adventista de Hortolândia, R. Rodrigo Carvalho, 200, Pq. Ortolândia, com transmissão ao vivo pelo Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação 

Dia 3: Webinário Mesa redonda: “Os perigos da Internet”

Participantes:

• Dra. Caroline Defillippi,

• Técnico de Gestão da Diretoria de Ciência e Tecnologia – José Justino da Silva Filho,

• Supervisora Educacional – Fabiana Rodrigues

• Supervisora Educacional – Márcia Gonçalves

Data: 26/10/22 (remoto)

Horário: 18h30

Local: Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação

Dia 4: Palestra “Educação e seus afetos”

Palestrante: Gabriel Chalita

Data: 27/10, quinta-feira

Hora: 18h30

Local: auditório da EMS, com transmissão pelo Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

Esportistas de Hortolândia participam de atividade do Outubro Rosa contra o câncer de mama

Next Post

Time de taekwondo Hortolândia conquista três medalhas de ouro em competição oficial da Federação Paulista

Related Posts

Acidente em Hortolândia deixa motociclista e estudante feridos
Nossa Cidade

Acidente em Hortolândia deixa motociclista e estudante feridos

Café na Roça
Nossa Cidade

Café na Roça reúne cerca de 1.900 pessoas e celebra tradições do interior em Hortolândia

Recapeamento do Rosolém
Nossa Cidade

Recapeamento do Rosolém e busca de recursos para ampliação de obras em Hortolândia

detecção do câncer de mama
Nossa Cidade

Hortolândia recebe mamógrafo de última geração e amplia capacidade de exames para detecção do câncer de mama

Novo parque socioambiental em Hortolândia terá ciclovia, pista de caminhada e área de lazer
Nossa Cidade

Novo parque socioambiental em Hortolândia terá ciclovia, pista de caminhada e área de lazer

Campanha de vacinação contra a gripe
Nossa Cidade

Hortolândia prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Next Post

Time de taekwondo Hortolândia conquista três medalhas de ouro em competição oficial da Federação Paulista

Hortolândia 35 anos

CineSystem Hortolândia

rmc urgente

Notícia Sumare

Posts recentes

  • Feriado prolongado em Hortolândia; confira o funcionamento dos serviços públicos
  • Arrascaeta vira dúvida para a Copa do Mundo
  • Clássicos do Scorpions: espetáculo inédito e gratuito nesta semana em Hortolândia
  • Treinamento gratuito em Hortolândia para contribuintes em novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica
  • Leila diz que não tentará novo mandato no Palmeiras
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia

Vá para versão mobile