Evento faz parte da Semana Conecta Saberes, promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, que acontece nesta terça-feira (25/10)
Profissionais que atuam na educação, em diversas instituições de ensino, públicas e privadas, debatem, nesta terça-feira (25/10), às 18h30, no Colégio Adventista de Hortolândia, no Pq. Ortolândia, sobre “O Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”. A mesa redonda faz parte da “Semana de Ciência e Tecnologia Conecta Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação.
Na palestra de abertura, na noite desta segunda-feira (24/10), a Profa. Débora Garofalo falou sobre “Educação 5.0 na prática: Caminhos para ressignificar a educação”. O evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Renato Muccillo (adjunto). Na internet, a palestra já teve, até o momento, 560 visualizações.
“A locomotiva do sucesso da nossa cidade está na educação. Está em cada um de vocês que, no dia a dia, consegue dar o melhor. Com cada pessoa fazendo e dando o seu melhor, a gente consegue conquistar muitos projetos, grandes coisas para a nossa cidade. Hoje Hortolândia é uma cidade inteligente, possui um polo tecnológico, trabalha uma pauta positiva que, inclusive, já ganhou prêmio na Alemanha de cidade inteligente e sustentável. Isso passa por vocês, pela educação. Quero sair, deixando a marca de um prefeito que investiu na educação e em tecnologia, numa cidade sustentável. Por mais que a gente faça grandes obras, viadutos, viários bonitos e elegantes, vocês podem ter certeza que o principal sempre será a educação. Nunca vou tirar um real da educação como estão fazendo. Jamais! Eu sempre vou colocar mais, porque entendo que a educação é primordial na vida do ser humano. Que nessa semana a gente possa fazer essa reflexão da educação na nossa cidade e perceber o quanto vocês fazem. Talvez vocês não consigam analisar o tanto de coisas boas que vocês fazem no dia a dia. O quanto vocês produzem no dia a dia. Eu tenho certeza que muitos professores só vão fazendo e nem veem. Quando nós vamos ver a cidade está sendo transformada. Isso é fruto do trabalho de cada um de vocês. A minha gratidão”, afirmou Zezé Gomes.
Para a Profa Débora Garofalo, a prática da educação 5.0 passa por envolver profissionais e estudantes, atribuindo significado às tecnologias usadas pedagogicamente. “O grande foco de trabalhar com inovação hoje não é apenas usar ferramenta, mas dar significado à ferramenta que vamos utilizar em sala de aula. Tirar o estudante da passividade e trazê-lo para o centro desse processo de ensino e aprendizagem. Trabalhar a partir do olhar de humanização e de uma educação com pilares integrais. Ter altos recursos tecnológicos não garante uma educação efetiva. Para que tenhamos apropriação do conhecimento é necessário ter uma aprendizagem integral baseada em experimentação e significado. Isso é promover uma educação 5.0”, afirmou a palestrante.
“Mais que uma palestra, esse espaço de formação para nós é fundamental. É uma semana para a gente aprender, conviver e entrar em contato com novos olhares, novas perspectivas. A educação, enquanto movimento, envolve todas as políticas. Não tem política de assistência bem-sucedida, se não houver política bem-sucedida na educação. Não há política bem-sucedida na saúde, se não houver política bem-sucedida na educação. Tudo passa por nós. Entendemos essa importância e tudo o que nós temos feito visa fortalecer e criar espaços para potencializar a história dessa rede, os seus aprendizes e saberes”, ressaltou Moraes.
Sobre a Semana “Conecta Saberes”
A Semana “Conecta Saberes” vai até quinta-feira (27/10). Neste dia, quem fala sobre “Educação e seus afetos” é o professor, escritor, advogado e palestrante Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação da capital paulista, cuja fala também será transmitida ao vivo pelo Youtube.
Na quarta-feira (26/10), tem webinário sobre “Os Perigos da internet”, destinado sobretudo aos pais e responsáveis por alunos. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 26 mil estudantes matriculados.
Entre os objetivos do evento está o de mostrar a educação tecnológica na Educação Básica como prática pedagógica com abordagem interdisciplinar, o que se mostra extremamente importante na atualidade para melhorar, de forma lúdica e construtiva, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, segundo o Departamento de Ciência e Tecnologia.
“O evento terá como ideia principal utilizar a ciência e tecnologia como ferramentas de ensino e como recurso para dar praticidade à aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino”, ressalta a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.
A realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular, o que significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.
Confira a programação, dia a dia:
Dia 2: Mesa redonda: “O Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”
Participantes:
• Prof. Alan Correa Moraes Colégio – PECTRUS,
• Prof. André Gonçalves Mariano Empresa – LIFE,
• Prof.ª Caroline Jango – Instituto Federal de Hortolândia,
• Prof. Leonardo Reinaldo – Rede Estadual de Ensino,
• Prof. Renato William – ETEC de Hortolândia.
• Mediação: Felipe Amaro
Data: 25/10/22
Horário: 18h30
Local: Colégio Adventista de Hortolândia, R. Rodrigo Carvalho, 200, Pq. Ortolândia, com transmissão ao vivo pelo Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação
Dia 3: Webinário Mesa redonda: “Os perigos da Internet”
Participantes:
• Dra. Caroline Defillippi,
• Técnico de Gestão da Diretoria de Ciência e Tecnologia – José Justino da Silva Filho,
• Supervisora Educacional – Fabiana Rodrigues
• Supervisora Educacional – Márcia Gonçalves
Data: 26/10/22 (remoto)
Horário: 18h30
Local: Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação
Dia 4: Palestra “Educação e seus afetos”
Palestrante: Gabriel Chalita
Data: 27/10, quinta-feira
Hora: 18h30
Local: auditório da EMS, com transmissão pelo Canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98