Nossa Cidade

Merenda escolar terá hortifrutis ainda mais fresquinhos

 

A merenda oferecida nas escolas de Hortolândia tem uma novidade: a partir de março, a Prefeitura começa a comprar frutas, legumes e verduras, que já fazem parte da alimentação servida nas escolas, direto do produtor rural. Isso significa que os alimentos usados no preparo das refeições das crianças chegarão muito mais fresquinhos nas escolas. A Prefeitura quer que os alunos se desenvolvam integralmente, o que inclui o aprendizado em sala de aula e as experiências de vida em sociedade. E, para isso, as crianças precisam estar bem alimentadas. Por meio do Programa de Agricultura Familiar, as crianças também poderão visitar estes produtores e conhecer a origem dos alimentos, como ação pedagógica. A visita aos produtores rurais é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Segurança Alimentar.

Anuncio


No cardápio desta quinta-feira (21/02), os alunos comeram arroz, feijão, cenoura, carne e, de sobremesa, melão. O aluno Nicolas Francelino Ferreira Neves, de quatro anos, estudante da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. São Pedro, pegou logo duas fatias da fruta. “Minhas frutas preferidas são uva, melão e melancia”, disse, entre uma mordida e outra. “A Prefeitura investe em merenda escolar de qualidade para nossos alunos se desenvolverem bem e aprenderem melhor. Temos cardápios com arroz, feijão, carne, legumes e verduras todos os dias, além de frutas e suco. Quando implantamos este cardápio nutritivo, em 2017, muitas crianças não conheciam frutas que até são comuns, como pera. Com situações como esta, percebemos a importância da escola servir uma refeição completa”, enfatiza o prefeito Angelo Perugini.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, a nutricionista Alessandra Sarto, as visitas aos produtores rurais vão colaborar para que os alunos conheçam cada vez mais os alimentos que vêm da terra. “Neste ano, “educação alimentar’ fará parte do planejamento escolar. Com a compra dos produtos direto do produtor, pensamos em trabalhar questões como a produção rural e a origem dos alimentos nas atividades pedagógicas. Vamos desenvolver ações que envolvam os alunos diretamente neste tema, desde a promoção de oficinas culinárias, aulas de alimentação saudável, até a oferta de novos sabores na merenda”, destaca Alessandra.

“É muito importante para a escola, em especial para os professores, planejar atividades que incentivem os alunos a manter uma boa alimentação. A merenda servida na escola contribui muito com isso porque, aqui, eles encontram, todos os dias, comidinha caseira e uma variedade de frutas”, diz a diretora da Emef Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo, Luci Grisante. A aluna Maria Eduarda da Cruz, de 8 anos, que estuda no 3º ano na Emef Lílian, disse que gosta muito da merenda que come na escola e que será ‘legal’ conhecer de onde vem as frutas. “Eu gosto de comer tudo que vem na merenda. Gosto de banana, de maçã, mas gosto também de arroz, feijão e carne”, afirma.

“No cardápio, servimos a comidinha da mãe. São refeições que a criança também come em casa, combinadas para potencializar os nutrientes. Temos uma equipe de nutricionistas que cuida para que tudo o que é servido nas escolas seja preparado de maneira adequada e saborosa”, completa a nutricionista da Prefeitura.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo