Hortolândia apresenta o segundo melhor salário médio da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com valor de R$ 5.303,19, conforme dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2024, um instrumento de coleta de dados do Governo Federal.
De acordo com o levantamento, Hortolândia também possui a terceira maior massa salarial da região, totalizando aproximadamente R$ 290 milhões.
Os dados do Governo Federal permitem traçar o perfil econômico da cidade, mostrando a distribuição dos 54.766 trabalhadores locais: 39% estão no comércio, 36,4% nos serviços, 19,6% na indústria e 5% na construção civil. Hortolândia lidera no comércio, com 39% dos trabalhadores atuando neste setor.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, esses dados são extremamente positivos, evidenciando o nível de renda da população, alcançado através da oferta de empregos qualificados, especialmente na indústria, que oferecem melhores salários e benefícios. Outro aspecto destacado é a diversificação econômica do município, que oferece proteção contra possíveis oscilações em setores econômicos ao longo do tempo.
“Essa massa salarial maior é fundamental. Em termos simples, é dinheiro na mão da população, que será gasto no comércio e serviços da cidade, fazendo a economia girar. Dados econômicos sólidos como estes também atraem empresas interessadas em se estabelecer na cidade”, explica Iduigues Martins, assessor da Secretaria.
“É impressionante como, no pós-pandemia, nosso comércio deu uma resposta espetacular, estabelecendo esses indicadores que colocam nossa cidade em um patamar de desenvolvimento econômico diferenciado. Quero agradecer aos parceiros institucionais, como o Sebrae, o Senac, a Etec, o Instituto Federal, aos nossos agentes de desenvolvimento econômico, e principalmente aos comerciantes e unidades de serviços, que acreditam e confiam em nossa cidade em constante crescimento. Agradeço também à nossa população que consome em Hortolândia, fazendo a economia acontecer de forma robusta e sustentável”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua.
Saiba mais sobre a RAIS
De acordo com o site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, a RAIS, criada em 1975 e regulamentada em 2021, tem como objetivo fornecer controle da atividade trabalhista no país, elaborar estatísticas do trabalho e disponibilizar informações do mercado de trabalho para entidades governamentais.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98