Connect with us

Nossa Cidade

Medicamento em Casa beneficia quase 2 mil pacientes crônicos em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Prefeito Antonio Meira participa da cerimônia de lançamento do programa na Região do Jardim Amanda, nesta segunda-feira (19/08)

programa medicamento em casa

Anuncio


Com o ingresso de mais 378 pessoas, moradores da região do Jardim Amanda, o programa “Medicamento em Casa” completa cinco meses de atividades, beneficiando cerca de 1,8 mil pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos, em quatro regiões de Hortolândia. O lançamento da nova etapa aconteceu na manhã desta segunda-feira (19/08), no auditório da biblioteca da Emef Jardim Amanda I (CAIC), no Jardim Amanda II, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Antonio Meira, da secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, vereadores e aproximadamente 120 munícipes recém-cadastrados no programa.

Ao todo, o programa, lançado em março deste ano, já atende 1.768 pacientes crônicos no Jardim Santa Clara, Jardim Rosolen, Novo Ângulo e, a partir de agora, no Jardim Amanda. São todos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que, após cadastramento, passam a receber medicamento gratuito e orientação da equipe farmacêutica em casa, mensalmente. Na etapa seguinte, ainda sem data marcada, serão atendidos os munícipes da região do Nova Hortolândia.

Na região do Santa Clara, onde o piloto do programa foi lançado, os cadastrados começaram em julho a ter também o agendamento de consultas com clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) da área. Em breve, a medida será estendida aos atendidos nas demais regiões.

Advertisement

“Há quase oito meses, temos trabalhado muito para melhorar a vida da nossa população em todas as áreas: educação, saúde, transporte, mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Antonio Meira. “Sabemos que a população quer um melhor atendimento de saúde. Aqui, na região do Jardim Amanda, a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) será entregue em breve. Agora, os moradores já contam com o ‘Medicamento em Casa’, que troca a fila no posto de saúde pela comodidade de receber o medicamento no conforto do lar. Temos investido em saúde. Estamos indo além do que diz a lei, que prevê um investimento de 15% do orçamento. Estamos investindo 27% e, no próximo ano, a previsão é que investiremos 31% na saúde, mais do que o dobro”, ressalta Meira.

Durante a apresentação à comunidade, a secretária Paula Nista explicou aos presentes que a proposta do “Medicamento em Casa” vai além da garantia de acesso aos medicamentos da “cesta básica”, vigente nacionalmente. Outros objetivos do programa são: orientar os inscritos para que a medicação prescrita e entregue seja efetivamente usada, de maneira correta, e assegurar que, pelo menos a cada seis meses, sejam reavaliados por médicos da rede básica, dependendo da especificidade de cada caso. Deste modo, aumenta-se a adesão ao tratamento, evita-se a automedicação e o risco de complicações, internações e mortalidade – situações que acabam sobrecarregando o atendimento no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas. “Entre 80 e 90% da população de Hortolândia é usuária do SUS, o que significa 180 mil pessoas, de um total de 200 mil. Destes, a maioria é hipertensa e/ou diabética, que por não fazer o tratamento da maneira correta ou não ter acompanhamento periodicamente, acaba se descompensando e lotando o hospital”, esclarece a secretária.

À medida que o programa avança, atenta às sugestões dos usuários, a Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência vai fazendo os ajustes necessários. Um deles foi o uso de etiquetas coloridas para que pacientes com dificuldades de visão ou pouca escolaridade possam identificar mais facilmente a quantidade e o medicamento a tomar pela manhã, à tarde ou à noite. Outra mudança, surgida após a constatação de que aproximadamente 30% dos cadastrados não estão em casa para receber a equipe do programa, será a indicação que participem pelo menos a cada três meses das reuniões dos grupos HiperDia (para hipertensos e diabéticos), nas unidades vinculadas à Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. Deste modo, garante-se que receberão orientações importantes sobre a condução do tratamento. A partir de agora, este será um novo critério de participação no programa.

De acordo com Paula Nista, chegar à região do Jardim Amanda representa tanto um avanço de público, de expectativa de usuários no sistema, quanto à possibilidade de atender a aspectos sociais que antes não eram percebidos claramente. É que as equipes perceberam que alguns pacientes estavam desistindo do cadastro, porque não queriam perder a oportunidade de sair de casa uma vez por mês para ir até o posto rever os conhecidos, conversar com outras pessoas. “É um aspecto social importante, que precisa ser considerado”, explica Paula. “A gente valoriza muito essa questão humana. Quando a gente conversa percebe que alguns são extremamente abertos, mas outros pensam: ‘Estou dentro de casa e preciso ir para a sociedade.’ Que atividade eu posso oferecer, dentro do programa que garanta isso? É por isso que colocamos como critério do programa que, a cada três meses, eles participem de um grupo entre hipertensos, diabéticos e ali se socializem, troquem informações, relatem como é o dia a dia deles não só com relação à questão medicamentosa, mas sobre outros assuntos, como se alimentaram naquele dia. São trocas que vão contribuir de uma maneira muito diferente”, esclarece a secretária.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, há grupos de hipertensos e diabéticos em três unidades localizadas no entorno. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Amanda, acontecem encontros quinzenalmente, às quartas-feiras, às 15h, para troca de receitas médicas. Na última quinta-feira do mês, às 8h, acontece o grupo de educação em saúde. Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Amanda os grupos se organizam por micro-áreas às quintas-feiras, às 7h30. São grupos abertos que discutem temas da saúde em geral, não apenas os voltados a hipertensos e diabéticos. Na USF São Bento, as reuniões costumam ser às sextas-feiras, às 7h30. Excepcionalmente, neste mês, os encontros têm acontecido às segundas.

Expectativas positivas da população

O motorista José Maria Félix, de 47 anos, hipertenso há 15 anos, veio ao lançamento conhecer o programa. Costuma ir duas vezes por mês à unidade de saúde buscar medicamentos que, às vezes, estão em falta. Dada à rotina atarefada, acredita que a entrega em casa pode ajudá-lo tanto no acesso mais fácil aos remédios quanto na constância do tratamento. Também cadastrada, a dona de casa Maria Aparecida Moreira, de 62 anos, acha interessante a ideia de ter profissionais da saúde ajudando a controlar a validade da receita médica, além do conforto de receber o medicamento em casa. Opinião parecida com a de Aparecida Ercília Vitório, de 61 anos. Diabética e hipertensa há cinco anos, a dona de casa atua como vendedora de vez em quando. Poder receber em casa o medicamento, antes retirado no posto, é para ela algo que “vai facilitar”.

Kit personalizado

Advertisement

Os inscritos recebem kit personalizado, com medicamentos de uso pessoal, caixinha para guardá-los, panfleto explicando como funciona o programa e quadro de horários para ingestão de remédios. Mais de 20 medicamentos de uso contínuo são distribuídos gratuitamente, com regularidade, na residência dos que aderem ao “Medicamento em Casa”.

Compostas por farmacêuticos e auxiliares de farmácia, as equipes trabalham uniformizadas com camisetas, crachás e bonés e, além da entrega, fazem o trabalho de “farmácia clínica”, que consiste na orientação dada ao paciente durante a primeira visita sobre aspectos como cuidados no armazenamento e o trabalho de acompanhamento, com avaliações mensais sobre a adesão ao tratamento.

Caso sejam verificados erros e dúvidas, é solicitada nova visita e orientação farmacêutica. O programa conta com canais próprios de comunicação: o telefone 3887-2395 e o email [email protected]. Em caso de dúvida, é só entrar em contato.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

10ª Gincana da Melhor Idade

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para a 10ª Gincana da Melhor Idade.

Destinada a idosos moradores de Hortolândia com 60 anos ou mais, a atividade será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, como parte das comemorações do aniversário de 33 anos da cidade.

Inscreva-se na 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Anuncio


Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do CCMI Remanso, situada na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço.

As inscrições serão recebidas até o dia 25 de abril. Os idosos atendidos pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também podem efetuar as inscrições nas unidades onde são atendidos.

Advertisement

Segundo a coordenação do CCMI Remanso, os desafios da gincana deste ano estão em fase de elaboração. Cerca de 90 idosos da cidade já se inscreveram para participar do evento. Além de estimular a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, a Gincana da Melhor Idade promove a integração entre os participantes, sendo muitas vezes o primeiro contato de alguns idosos com o CCMI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Campanha do Agasalho 2024

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição da Campanha do Agasalho.

O lançamento ocorreu na sede do FunSol, localizada no Jardim Santana, e contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Hortolândia, a presidente do FunSol, Maria dos Anjos e outros.

Anuncio


A campanha terá mais de 60 pontos oficiais de coleta, distribuídos entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais da cidade. Idealizada pelo Fundo Social, a iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente durante os meses mais frios do ano.

Pontos oficiais para doação da Campanha do Agasalho 2024

Qualquer pessoa pode colaborar com a Campanha do Agasalho. Para tanto, basta comparecer a um dos pontos oficiais de coleta listados abaixo:

Advertisement
  • Fundo Social de Solidariedade – Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana, Hortolândia – SP
  • WICKBOLD – Av. da Emancipação, 4000 – Jardim Santo Antonio, Hortolândia – SP.
  • DELL COMPUTADORES – Av. da Emancipação, 5000 -Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • SYNCREON – Av. da Emancipação, 5000 – Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • E.M.S INDÚSTRIA FARMACÊUTICA – Nicole -Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08, Bairro Chácara Assay – Hortolândia / SP.
  • ETEC- ESCOLA TÉCNICA HORTOL NDIA – R. Cap. Lorival Mey, 750 – Jardim Santana – Hortolândia/SP.
  • VILA FLORA HORTOL NDIA – Rosangela – Rua Joaquim Marcelino Leite, 425 – Jardim Interlagos, Hortolândia-SP.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – R. José Cláudio Alves dos Santos, 585 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP
  • C MARA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel – Hortolândia.
  • UBS – JARDIM AMANDA – Av. Brasil, 800 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP.
  • UBS – TAQUARA BRANCA – Rua Onze De Agosto, 25, Taquara Branca, Hortolândia –SP.
  • UBS – JARDIM ADELAIDE – Rua Osmar Antonio Meira – 300, CEP: 13185305 – Hortolândia
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA MELHOR IDADE – Rua Euclídes Píres de Assis, 200 – Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE – R. Di Cavalcanti – Amanda.
  • CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE – R. Antônio Bernardes – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CONDOMINIO GOLDEN PARK – Av. Santana, 1990 – Jd. Golden Park Hortolândia – SP.
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP – Marcel – Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, Hortolândia.
  • ARMAZÉM DO ESTUDANTE – Henrique – R. Luís Camilo de Camargo, 920 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA RA – R. Circular do Sítio de Recreio II, 289 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-530.
  • PRESÍDIO ATALIBA NOGUEIRA – Rodovia Campinas-Monte Mor (Sp-101) Vila Boa Vista – 13064180.
  • SOLVEN – Ester/Suzane – R. Prof. Abigail Alves Pires, 301, Ch. Nova Boa Vista – Hortolândia, SP.
  • SAFETLINE – Valéria – Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) km 13,2, Chácaras Assay, 13.188-900 – Hortolândia – SP
  • GREEN PARK HORTOL NDIA – R. Beatriz Allievi – Jardim Santa Rita de Cassia, Hortolândia.
  • CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE HORTOL NDIA -Rodovia Campinas/Monte Mor Km 5 – Jardim Novo  Angulo.
  • POSTO JONELLUS (SANTA IZABEL) – Rua Antônio Fernandes Leite, 756, Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, CEP: 13185-230.
  • POSTO JONELLUS (SÃO BENTO) – Rua Nara Leão, 381, Jardim São Bento – Hortolândia, SP.
  • PATRUS TRANSPORTE – Rua Pérola nº 200, Jardim Santa Esmeralda – Hortolândia – SP.
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CAMPUS HORTOL NDIA –  Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro, Hortolândia.
  • COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS (PARQUE GABRIEL) – AV. Olivio Franchesquine,1015 – Parque Gabriel – Hortolândia /SP.
  • UBS CAMPOS VERDES – R. Confibra, 155 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA MALIBU JARDIM ADELAIDE – R. Eleusina Batista Silva, 224 – Jardim Adelaide, Hortolândia.
  • XPRIME ACADEMIA – R. Líbero Badaró, 391 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA SMART FIT –  R. José Camilo de Camargo, 05 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • FLYNOW ACADEMIA – Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1380 – Vila Real, Hortolândia – SP.
  • SESI -R. Antonia Mancini Pinelli, 401 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP. 
  • ARENA ATACADO – Av. Santana, 1100 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP
  • GOODBOM SUPERMERCADOS- Av. da Emancipação, 1550 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • SUPERMERCADOS SÃO VICENTE – R. Orestes Denadai, 5 – Jardim das Paineiras, Hortolândia – SP.
  • PENITENCIÁRIA 2 DE HORTOL NDIA – Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, s/n, Km 5 – Jardim Novo Angulo, Campinas – SP.
  • TECNOPERFIL – Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 2945 – Jardim Novo Angulo, Hortolândia – SP, 13185-185.
  • SAVEGNAGO SUPERMERCADOS- R. Luís Camilo de Camargo, 332 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-222.
  • ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL- Av. Francisco Riberas Pampliega, 35 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP.
  • PLENA CURSOS – R. Orlando Pavan, 217 – Jardim Rosolem, Hortolândia – SP.
  • CRÁS JD. AMANDA- Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP, 13188-160
  • DRIKOS MEC NICA- R. Anizio Bonfim de Almeida, 54 – Jardim Sumarezinho, Hortolândia – SP, 13185-011
  • CAF- Est. Mun. Antônio Nazareno Gomes, s/n – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-852
  • CAHO- R. Rodrigo Carvalho, 200 – Parque Ortolândia, Hortolândia – SP, 13184-081
  • KYNDRYL/IBM- Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença SP101, Km 09 – S/N – Chácaras Assay, Hortolândia – SP, 13186-900
  • MALIBU 24HRS- Av. Antônio Zuza Ferreira, 1748, Hortolândia – SP, 13184-210
  • Mais Vida Studio de Pilates- R. Almada Negreiros, 556 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-010
  • GoodBom Supermercados Amanda- Avenida Magal, 1500 – Terra Preta, Monte Mor – SP, 13199-310
  • Rosolen Transportes e Turismo Ltda- R. Antônio Fernandes Leite, 1401 – Nucleo Santa Isabel, Hortolândia – SP, 13185-230
  • ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA CRISTINA SOUZA LOBO – R. Angra dos Réis, 130 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP
  • MARELLI – Av. da Emancipação, 801 – Jardim Santa Clara do Lago I, Hortolândia – SP, 13184-654
  • Greenbrier Maxion – Matheus Estr. Carlos Roberto Prataviera, s/n – Lote 71 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-889
  • ANHANGUERA – R. Zacarias Costa Camargo, 65 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-280
  • IGREJA N.S APARECIDA – R. Benedito Cândido dos Réis, 156 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP, 13186-180
  • ASSAÍ – R. Luís Camilo de Camargo, 1015 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-420
  • SCAP CENTER – : R. Ricardo Orlando Tim, 19 – Jardim Ricardo, Hortolândia – SP, 13185-521
  • SUPERMERCADO MORETI – Av. João Coelho, 361 – Chácaras Fazenda Coelho, Hortolândia – SP, 13185-501
  • SKY FIT ACADEMIA – R. Caetano Basso, 170 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-212
  • IGREJA METODISTA – R. Serra Canastra, 326 – Jardim Everest, Hortolândia 
  • COLÉGIO ALTERNATIVO – Av. Princesa Isabel, 403 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-021
  • COLÉGIO CLEMENTE PAVAN – R. Benedito Leite, 180 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-280
  • IGREJA EVANGELHO QUADRANGULAR – Av. Brasil, 620 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-252

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

viaduto na Vila Real

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta semana, houve a demolição dos últimos imóveis desapropriados, na área designada para ser o canteiro de obras.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação foi concluída com sucesso. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no início deste mês, assinou o alvará que autoriza a concessionária Rumo Logística a dar início às obras.

Mais detalhes referentes ao viaduto na Vila Real

Anuncio


O viaduto na Vila Real, em Hortolândia, será uma importante ligação entre a Av. São Francisco de Assis e a Av. Santana. Segundo informações, o empreendimento consistirá na construção de um viaduto com quatro faixas, em dois sentidos, sustentado por vigas.

Além disso, o projeto inclui a construção de uma rotatória, ciclovias e a transposição do córrego Jacuba, da linha férrea e da Rua Antônio Baraldo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

atos golpistas em Brasília atos golpistas em Brasília
Nossa Região49 minutos ago

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis...

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
Nossa Região1 hora ago

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30...

materiais didáticos materiais didáticos
São Paulo2 horas ago

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana...

fatec-sumare fatec-sumare
Cursos2 horas ago

FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito

As inscrições para o para o vestibular do segundo semestre de 2024 da FATEC (Faculdade de Tecnologia) Sumaré já estão...

dinheiro dinheiro
Brasil2 horas ago

Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante

Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil...

Idoso Idoso
Policial2 horas ago

Idoso estaria vivo antes de chegar ao banco no RJ, afirmam testemunhas

A polícia segue investigando o caso do idoso que teria sido levado, já morto, pela sua sobrinha, a um banco...

rede de mercados rede de mercados
Nossa Região3 horas ago

Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos

Nos últimos dias foram fechadas 4 lojas da rede de mercados Oxxo em Campinas (3 no Centro da cidade e...

Advertisement
cinema

Populares