Nossa Cidade

Materiais descartados irregularmente são retirados na lagoa do Jd. Amanda

A Prefeitura de Hortolândia concluiu nesta terça-feira (09/03), o mutirão de limpeza do espelho d’água na lagoa do Jardim Amanda. O local recebe, periodicamente, a retirada de materiais descartados irregularmente, além da remoção de matéria orgânica. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o serviço não seria necessário se estes materiais fossem descartados da forma correta. Por isso, a colaboração da população é importante para manter o principal espaço de lazer do bairro, localizado próxima à rua Duque de Caxias, sempre limpo.

“Principalmente aos finais de semana, o espelho d’água recebe o descarte de materiais como garrafas pets e latinhas, por exemplo, que poluem e desregulam o meio ambiente além de contribuir para o surgimento de enchentes e alagamentos nesta época de chuva. A limpeza permite maior fluidez da água e evita acúmulo de resíduos”, observa o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Anuncio


REVITALIZAÇÃO DE TODO O ESPAÇO
A limpeza periódica faz parte das ações realizadas pela Administração na principal área de lazer do Jd. Amanda, desde 2019. As melhorias começaram com a retirada das plantas aguapés, que cresceram no local devido ao descarte irregular de esgoto doméstico no espelho d´água. Equipes da Prefeitura intensificaram a fiscalização contra este tipo de crime ambiental e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, aproximadamente mil residências com descarte irregular foram notificadas.

A área também recebeu um novo sistema de iluminação. A Prefeitura entregou para a população, no final de 2019, um espaço melhor iluminado, com mais segurança para as famílias aproveitarem, mesmo à noite. Ao todo, são 28 postes decorativos com quatro metros de altura, 54 postes de 12 metros de altura, 24 projetores nas quadras, e 34 projetores de piso. Além disso, foram instalados banquinhos e mesinhas de madeira para o descanso. A poda do mato é realizada periodicamente no espaço.

MAIS LIMPEZA EM OUTROS PONTOS DA CIDADE
Além do Jardim Amanda, o mutirão de limpeza e poda do mato também continuou na avenida Olívio Franceschini, na região Central, na praça do Jardim Terras de Santo Antônio.

COLABORAÇÃO
O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo