Connect with us

Nossa Cidade

Materiais descartados irregularmente são retirados na lagoa do Jd. Amanda

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia concluiu nesta terça-feira (09/03), o mutirão de limpeza do espelho d’água na lagoa do Jardim Amanda. O local recebe, periodicamente, a retirada de materiais descartados irregularmente, além da remoção de matéria orgânica. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o serviço não seria necessário se estes materiais fossem descartados da forma correta. Por isso, a colaboração da população é importante para manter o principal espaço de lazer do bairro, localizado próxima à rua Duque de Caxias, sempre limpo.

“Principalmente aos finais de semana, o espelho d’água recebe o descarte de materiais como garrafas pets e latinhas, por exemplo, que poluem e desregulam o meio ambiente além de contribuir para o surgimento de enchentes e alagamentos nesta época de chuva. A limpeza permite maior fluidez da água e evita acúmulo de resíduos”, observa o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

REVITALIZAÇÃO DE TODO O ESPAÇO
A limpeza periódica faz parte das ações realizadas pela Administração na principal área de lazer do Jd. Amanda, desde 2019. As melhorias começaram com a retirada das plantas aguapés, que cresceram no local devido ao descarte irregular de esgoto doméstico no espelho d´água. Equipes da Prefeitura intensificaram a fiscalização contra este tipo de crime ambiental e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, aproximadamente mil residências com descarte irregular foram notificadas.

A área também recebeu um novo sistema de iluminação. A Prefeitura entregou para a população, no final de 2019, um espaço melhor iluminado, com mais segurança para as famílias aproveitarem, mesmo à noite. Ao todo, são 28 postes decorativos com quatro metros de altura, 54 postes de 12 metros de altura, 24 projetores nas quadras, e 34 projetores de piso. Além disso, foram instalados banquinhos e mesinhas de madeira para o descanso. A poda do mato é realizada periodicamente no espaço.

Publicidade

MAIS LIMPEZA EM OUTROS PONTOS DA CIDADE
Além do Jardim Amanda, o mutirão de limpeza e poda do mato também continuou na avenida Olívio Franceschini, na região Central, na praça do Jardim Terras de Santo Antônio.

COLABORAÇÃO
O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Nossa Cidade

Notícia sobre salgado com carne de cachorro em Hortolândia é falsa

Publicado

em

Uma Fake News referente a um comércio, localizado no bairro Jardim Santana, em Hortolândia, tem se espalhado pelas redes sociais.

A imagem com cor diferente no fundo onde esta escrito Hortolândia e ainda com ortografia errada para o nome do estabelecimento, cita que o dono do comércio foi preso por vender salgados recheados com carne de cachorro.

Porém, conforme podemos verificar com facilidade, houve modificação da foto, pois o conteúdo original foi publicado em 13 de abril de 2015, como podemos conferir neste link e ocorreu na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Os primeiros parágrafos da matéria original citam que:

Publicidade

Uma investigação do Ministério Público do Trabalho – MPT- levou a apreensão do dono de um estabelecimento situado na Parada de Lucas, Zona Norte do Rio, que vendia pastéis e outros salgados recheados com carne de cachorro.

Os animais eram mortos nos fundos do estabelecimento a pauladas, desmembrados e congelados para uso posterior. A investigação do MPT teve início em 2013, quando a lanchonete foi descoberta, mas só agora as informações foram divulgadas à imprensa”.

FAKE NEWS É CRIME!

Vale ressaltar que, pelo Código Penal, a propagação de conteúdos falsos é crime e pode ser enquadrada nos crimes de calúnia, difamação e injúria.

Ou seja, se receber algo deste tipo, PESQUISE a fundo antes de propagar para amigos e familiares. Você pode estar colocando a vida ou o susto de alguém em risco, como ocorre agora com o proprietário deste Comércio.

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia promove festival “Planeta Rock”, neste fim de semana

Publicado

em

Evento será no sábado e domingo (09 e 10/07), às 10h, no Parque Chico Mendes; público poderá doar um quilo de alimento não perecível

Tribos roqueiras de Hortolândia, alegrai-vos! As guitarras vão urrar em alto e bom som. O município promove a 8ª edição do festival “Planeta Rock”, neste sábado e domingo (09 e 10/07).

O evento será, às 10h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, na região central. A realização é da Prefeitura em parceria com a loja Planeta Hippie.

Além de curtir muito rock, o público poderá praticar o bem com a doação de um quilo de alimento não perecível na campanha de arrecadação, que o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura, promoverá nos dois dias do evento. 

Publicidade

O festival terá mais de 20 atrações de diferentes vertentes do rock (confira abaixo a programação). Um dos destaques é o grupo Madeira Brasil, que se apresentará no sábado, às 14h. O Madeira Brasil, formado por clarinetas, é um dos grupos do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Prefeitura, cujos integrantes são alunos e músicos formados no próprio centro.

Entre um show e outro, o público poderá recarregar as energias na praça de alimentação com food trucks. Para os pequeninos, o festival terá área kids com brinquedos infláveis (tobogã, balão pula-pula castelo e piscina com bolinhas). Outro atrativo será a feira de artesanato com empreendedores que integram o programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

O secretário de Cultura, Régis Athanazio Bueno, destaca o encontro de gerações que acontecerá no evento. “Essa 8ª edição marca o retorno da vitrine que é o Planeta Rock. Será um encontro de gerações, entre bandas novas e músicos que participaram das sete edições anteriores, e que agora retomaram os ensaios para se apresentarem em grande estilo. É uma fusão musical de grandes amigos de palco, que oferecem o melhor do rock ao público da cidade”, destaca o secretário.

Confira abaixo a programação do 8º Planeta Rock:

Publicidade

Sábado (09/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 14h: Raizamah (pop rock autoral) e Madeira Brasil (pop rck nacional)

– 15h: Dr. Raul (tributo a Raul Seixas)

Publicidade

– 16h: Porta Copos (classic rock)

– 17h: Rock Ao Cubo (classic rock)

– 18h: Dhrama (new metal)

– 19h: The Lokomotiv (pop rock) 

Publicidade

– 20h: Tio Véio (classic rock)

– 21h: Hangover (classic rock)

– 22h: The Noite (classic rock)

Domingo (10/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

Publicidade

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 13h: 4 Guitar – Workshop instrumental de guitarra com os músicos Felipe Medeiros, Leozinho Oliveira, Isack Meres, Maelson Chagas e Uesley Motta

– 14h: Radiotaste (pop rock alternativo)

– 15h: Wilson e Os Intrusos (pop rock alternativo)

Publicidade

– 16h: Mr. Soad (cover do grupo System of Down)

– 17h: Fao Troffea (rock alternativo experimental)

– 18h: F3 Hardcore (hardcore)

– 19h: Nirvinia (cover do grupo Nirvana)

Publicidade

– 20h: Ufoos (cover do grupo Foo Fighters)

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para sarau “Evoé Portas Abertas” terminam nesta sexta-feira (08/07)

Publicado

em

Evento da Prefeitura de Hortolândia será no dia 22 deste mês, na Escola de Artes Augusto Boal

Você quer fazer uma apresentação teatral e performática? Então, inscreva-se para o sarau “Evoé Portas Abertas”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. As inscrições devem ser feitas, até esta sexta-feira (08/07), por meio deste LINK. As inscrições também pode ser feitas no QR Code que está no arquivo anexo abaixo. Podem se inscrever aprendizes dos cursos de arte e cultura ministrados pela Prefeitura, artistas da cidade e da região e a população. As apresentações devem ter até no máximo 10 minutos de duração. É necessário também especificar a classificação indicativa. O sarau é um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. Em virtude da pandemia, o sarau não aconteceu nos últimos dois anos.

O evento foi criado, em 2015, por aprendizes das Formações Culturais (cursos profissionalizantes) de Arte Dramática (Teatro) e de Dança, ministrados pela Prefeitura na Escola de Artes Augusto Boal. O sarau faz parte da disciplina Legislação e Produção Cultural, que consta da grade curricular das formações. A palavra “evoé” é um grito de evocação ao deus da mitologia romana Baco (ou Dionísio, na mitologia grega), relacionado às festas e ao vinho. O sarau tem “portas abertas” para pessoas que queiram participar. O objetivo é promover a livre circulação de experimentos e manifestações artísticas.

O sarau será no dia 22 de julho, às 18h30, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Em virtude da pandemia, o sarau não foi realizado nos últimos dois anos. O evento é aberto ao público. A Prefeitura de Hortolândia reforça que é obrigatório o uso de máscara durante o sarau.

Foto: Espetáculo “Circo Firuliche”, do artista de Hortolândia, Shita Yamashita, que será apresentado no sarau “Evoé” deste ano

Crédito: Carol Hernandes

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares