Ação da ALL contou com apoio da Prefeitura de Hortolândia, que orientou trânsito e auxiliou com máquinas para escavação
Motoristas que utilizam a Avenida São Francisco de Assis terão mais comodidade ao atravessar a linha férrea, que recebeu ações de manutenção nesta sexta-feira (30/08). A ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a malha ferroviária na região, implanta contratrilhos no trecho de confronto da linha férrea com a avenida, diminuindo os vãos entre os trilhos. A Prefeitura de Hortolândia apoia o trabalho com serviços de orientação de trânsito, realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, e cessão de máquinas para escavação, ação da Secretaria de Serviços Urbanos.
Para que o trabalho de manutenção fosse realizado, o tráfego de veículos ficou impedido no entroncamento da Avenida Santana com a Avenida São Francisco de Assis, da zero hora até o meio dia desta sexta-feira. Dezenas de técnicos da ALL, além de agentes municipais de trânsito e servidores da Secretaria de Serviços Urbanos trabalharam a todo vapor para que o serviço fosse concluído de forma ágil e o trânsito liberado para a passagem de veículos. O trabalho só era suspenso durante alguns minutos para a passagem dos trens.
“Antes, havia apenas dois contratrilhos paralelos à linha férrea. O espaço entre eles era preenchido com massa asfáltica. No entanto, com o grande volume de veículos que passam pelo trecho diariamente, o asfalto cedia e criava buracos entre os trilhos. Com a instalação de mais contratrilhos, o vão será menor, evitando os buracos. Vamos dar mais conforto e segurança aos motoristas que atravessam a linha férrea, uma vez que a ação evitará a possibilidade de algum transtorno causado pelos buracos que antes se formavam neste ponto”, justificou o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon. O reforço de contratrilhos também evita problemas à composição férrea, como o risco de descarrilamento.
A Prefeitura tem feito sua parte no desenvolvimento de ações que minimizem o risco de acidentes nas passagens em nível do município. No primeiro semestre, a Administração Municipal instalou canteiro central e lombada eletrônica nos dois sentidos da passagem da Vila Real, coibindo a ultrapassagem de veículos sobre os trilhos e o excesso de velocidade. No trecho, a velocidade máxima permitida é de 30 km/h. Agora, a Administração Municipal aguarda a ALL implantar sinalização ativa, como sinal sonoro e visual durante a passagem das composições, na área de domínio da linha férrea.
Viaduto é solução definitiva
A construção de um viaduto sobre a linha férrea é uma ação que vai acabar com o problema dos acidentes na passagem em nível da Vila Real. Para isso, a Prefeitura busca, em parceria com a ALL, recursos junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
No último dia 21, o prefeito Antonio Meira esteve no Ministério dos Transportes onde solicitou apoio do governo federal para financiar a obra de construção do viaduto, orçada em R$ 30 milhões. O projeto da obra está em análise pelo órgão, que sinalizou a possibilidade de incluir a verba necessária para a obra no orçamento de 2014. A Prefeitura aguarda confirmação. A obra também pode ser realizada pelo governo estadual, na segunda etapa de implantação do Corredor Metropolitano.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98