Mais de cinco mil estudantes da rede municipal de Hortolândia participam do projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”. A ação educativa difunde a cultura da eficiência energética e do desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias. O projeto é uma iniciativa da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e conta com a parceria da Prefeitura para desenvolver as atividades na cidade.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, estudantes da rede municipal e profissionais da Educação são convidados a explorar o mundo da energia, a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar. O projeto beneficia estudantes do 4° ao 5° ano das 29 escolas municipais de Ensino Fundamental, do 4° ao 9° da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Agenor Miranda da Silva, na Taquara Branca, e do 6° ao 9° anos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como professores, entre eles, também, os especialistas de inglês, arte e educação especial, gestores das escolas de Ensino Fundamental e coordenadores do Centro de Formação em Educação “Paulo Freire.
Plataforma online
Neste ano, o projeto foi adaptado, ampliado e transformado para o ambiente online, por meio de uma plataforma digital que contribui para promover o consumo eficiente de energia, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho dos educadores em meio à pandemia da COVID-19. A trilha de aprendizagem acontece até o final de novembro, com a entrega das atividades principais para a participação no concurso cultural. Os finalistas do concurso serão anunciados na primeira semana de dezembro. Os alunos ganham um certificado simbólico gerado pela plataforma.
A plataforma abrange todos os conteúdos e temas por meio de uma trilha de missões interativas com textos, imagens, infográficos, vídeos e podcasts sobre o universo da energia elétrica. Os estudantes participantes também poderão acessar o conteúdo em um aplicativo de celular.
Segundo os organizadores, o novo “CPFL nas Escolas Digital” mantém os princípios da versão presencial, com o alinhamento aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o objetivo de disseminar nas comunidades uma educação para a eficiência energética que explora o jeito de pensar da ciência. A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico e no conjunto de habilidades e competências necessários para compreender e articular de forma autônoma os conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.
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