Nossa Cidade

Mais de 10 mil animais domésticos são imunizados contra raiva

Campanha prossegue até 15 de setembro, com a meta de aplicar 45 mil doses de vacina

Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia já imunizou cerca de 10 mil cães e gatos contra a raiva, durante a Campanha de Vacinação Antirrábica 2013. A campanha, que vai até o dia 15 de setembro, tem como meta municipal imunizar 45 mil cães e gatos. A aplicação da vacina acontece em pontos de vacinação espalhados pela cidade, aos finais de semana. Até agora, já foram dois finais de semana de campanha. Neste sábado (24) e domingo (25) a campanha fica suspensa, retornando no dia 31.

Como os pontos de vacinação funcionam de acordo com as regiões, é preciso ficar atento ao local mais próximo de casa e à data em que ele abrirá (confira horários abaixo). O horário de funcionamento dos pontos de vacinação é das 8h às 17h. Quem preferir levar o animal para ser vacinado nos dias da semana, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) aplicarão a vacina na unidade de atendimento, localizada na rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000. Neste caso, o atendimento é das 8h às 16h.

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

Já nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Por isso, ao sofrer um ataque causado por animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão. Mesmo que o animal não apresente sintomas de raiva, uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente.

Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Programação da campanha de vacinação antirrábica:

DIAS 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO
E.M.E.F. ARMELINDA ESPÚRIO DA SILVA
E.M.E.I. JD. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
E.M.E.I.E.F. JD. SANTA ESMERALDA
E.E. PAULO CAMILO DE CAMARGO
E.E. YASUO SASAKI
E.M.E.I.E.F. JD. ADELAIDE
E.E. GUIDO ROSOLÉM
JD. TERRAS SANTO ANTONIO (VOLANTE)
JD. SANTA FÉ (VOLANTE)
PARQUE ODIMAR E CHÁCARA ASSAY (VOLANTE)

DIAS 14 E 15 DE SETEMBRO
E.E. PROF. ELISEU MARSON
E.M.E.F. RENATO COSTA LIMA
E.E. JD. AMANDA IV
E.E. JARDIM AMANDA II
E.E. TAQUARA BRANCA
REGIONAL DO JD. AMANDA
PSF JD. AMANDA
MERCADO DOIS MENINOS JD. AMANDA I
UNIÃO SUPERMERCADO (ANTIGO ROXO) – JD. AMANDA II
CASA DE CARNE AVENIDA V – JD. AMANDA II
CHÁCARA GROTA AZUL, CHÁCARA HAVAÍ, TERRA PRETA, JD. BOA VISTA E JD. FIRENZE (VOLANTE)
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
CENTRO DE CONVIVÊNCIA EDUCACIONAL ZILDA ARNS NEUMANN

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo