Nossa Cidade

Limpeza e nivelamento de terreno marcam início das obras de construção do maior complexo viário de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia intensifica a construção do maior conjunto viário da cidade. Nesta semana, o prefeito Zezé Gomes visitou o canteiro de obras e acompanhou o trabalho  de limpeza e o nivelamento dos terrenos. Esta é a primeira etapa do trabalho que acontece em áreas verdes da região central, próximo da linha férrea e ao lado do condomínio residencial do Jardim Minda. A intervenção continua nos próximos dias no sentido da avenida Amélia Basso Breda. A intervenção vai desde a Vila Real, na região central, até a área sob a Ponte da Esperança, próximo da avenida Panaíno, no bairro Green Park. 

“O maior complexo viário da história de Hortolândia, terá 5,1 km de extensão interligando avenidas, integrando bairros e contribuindo para melhorar o fluxo de veículos na cidade, garantindo mais desenvolvimento para o município”, explica o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas que acompanhou o prefeito durante a visita.

Anuncio


INTERLIGAÇÃO ENTRE REGIÕES

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a realização de todas as etapas da obra interligarão as regiões da cidade diminuindo o tempo de deslocamento. Motoristas que saem das regiões dos jardins Minda, Nova Hortolândia, Campos Verdes e Santa Clara do Lago, por exemplo, para chegarem à  Vila Real, ganharão tempo no tráfego. A urbanização embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada) também trará grandes benefícios. 

A complexidade da obra colaborará para desafogar o trânsito na avenida da Emancipação, próximo à EMS, além da região central. Quem for sentido Sumaré, conseguirá evitar a passagem em nível sobre a linha férrea, na avenida São Francisco de Assis. Além disso, quando a construção do viaduto neste local estiver em construção, o complexo viário aliviará o trânsito pelo Viaduto 17 de Abril, cuja pista é simples. Enfim, a obra do complexo mudará totalmente a disposição viária da cidade.

Segundo a Secretaria de Obras, o prazo de execução do trabalho é de 12 meses. As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

PROLONGAMENTO DE AVENIDAS E URBANIZAÇÃO DE ÁREAS

A obra terá, em uma das extremidades, a construção de uma nova avenida como prolongamento da rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), que se estenderá até a rua Pacaembú (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho dotado de iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A partir deste ponto, uma nova rua com 370 metros será projetada e construída para ligação da nova avenida até a rua Frederico Alves da Costa (Jd. Nova Hortolândia). Ela terá iluminação de LED em todo trecho e pista de caminhada. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a rua Amazonas (Jd. São Jorge) com cerca de 330 metros, também com iluminação em LED em todo trecho e pista de caminhada ao longo do sistema.

Já no Jd. Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. Todo este trecho do sistema viário terá aproximadamente 1,4 km com iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído à Panaíno, com sobreposição da linha férrea. Nesta outra extremidade da obra, são 1,5 km de sistema viário com iluminação em LED em todo trecho, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento. 

PARQUE LINEAR

A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo