A prática da ginástica chinesa Lian Gong em Hortolândia comemorou dez anos neste domingo (27/09). Oferecida gratuitamente em parques e praças pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a prática chinesa está ajudando mais de 1.400 idosos a viverem com mais saúde e disposição. O prefeito Antonio Meira participou do evento comemorativo, realizado no Ginásio Victor Savala, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
A cerimônia contou com a realização da prática por aproximadamente 500 pessoas. Um bolo de dez metros foi oferecido aos participantes. “A prática está crescendo na cidade e, com isso, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É uma ação importante, pois já conversei com vários idosos que melhoraram a saúde e até pararam de ir às unidades de saúde. O Lian Gong ajuda a melhorar as dores musculares”, disse Meira.
Para o coordenador de práticas corporais, Alfredo Wagner da Conceição, o objetivo é melhorar a cada ano e atender mais pessoas. “Quando iniciamos, nosso objetivo era diminuir a fila de espera da fisioterapia. Hoje temos um grande número de pessoas que acreditam nesta prática saudável para uma vida melhor. Algumas pessoas me afirmam que não conseguiam nem realizar as práticas diárias, por causa de dores. O Lian Gong ajudou muito essas pessoas a ter uma vida mais saudável”, afirma o coordenador.
Alaíde Souza do Amaral, de 65 anos, pratica a atividade desde quando ela começou a ser realizada na cidade e se sente mais disposta. “Quando comecei, tinha problemas na coluna e o ortopedista me indicou a prática. Hoje sou outra pessoa. Me sinto melhor para fazer várias atividades. Agora, além do Lian Gong, que faço duas vezes por semana, realizo também caminhadas”, explica Alaíde.
A prática
A prática chinesa conta com 28 grupos em todas as regiões da cidade . Cerca de 1.400 pessoas, entre 50 e 75 anos, participam do Lian Gong. Os encontros acontecem semanalmente em locais próximos às unidades de saúde dos bairros, como parques e praças. Com apoio de profissionais das áreas de saúde e esportes, os adeptos do Lian Gong realizam movimentos corporais que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios.
Dividida em três etapas, cada uma com 18 movimentos diferentes, a terapia possui exercícios baseados nas artes marciais. São movimentos lentos, indicados para pessoas de todas as idades. A ginástica chinesa é oferecida no município desde 2005.
Para participar de um dos grupos, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se informar do local e horário onde a ginástica é praticada naquela região. Pacientes da fisioterapia também são encaminhados pelas unidades de saúde para complementar o tratamento nos grupos. A partir do momento em que a técnica foi incluída na programação de atividades da Secretaria de Saúde, os pacientes da fisioterapia puderam adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98