Connect with us

Nossa Cidade

Leitor cadastrado dá dicas de livros da Biblioteca Municipal de Hortolândia

imagem 12

O professor de inglês Renan Ribeiro, de 28 anos, apresenta a partir desta sexta-feira (04/03) sugestões de obras do acervo da biblioteca

Um dia, ao passear pela região central de Hortolândia, o professor de inglês Renan Ribeiro, de 28 anos, descobriu por acaso a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. Leitor assíduo, ele fez a carteirinha de usuário para poder pegar livros emprestados. Para incentivar o hábito da leitura, a partir desta sexta-feira (04/03), Renan dá dicas de livros do acervo da biblioteca. As dicas serão divulgadas no Facebook (CLIQUE AQUI) e no Instagram (CLIQUE AQUI) da biblioteca e via aplicativo WhatsApp. 

Anuncio

A primeira dica de Renan é o romance “O Mistério do 5 Estrelas”, uma das obras mais conhecidas da literatura infantojuvenil brasileira, escrita pelo autor paulista Marcos Rey (1925-1999), cujo verdadeiro nome era Edmundo Donato. O livro, publicado nos anos 1980, integrou a consagrada série Vaga-Lume, que marcou várias gerações de leitores.  

“Esse livro é um dos meus favoritos da série Vaga-Lume. A história é muito boa. Lembra filmes de mistério e investigação. Por isso, acho que é uma dica legal de leitura, em especial para adolescentes”, destaca Renan, que dará uma dica por semana ao longo deste este mês. A dica da próxima semana será outra obra clássica, o romance distópico “1984”, do escritor britânico George Orwell.

Advertisement

O professor elogia a variedade da biblioteca. “O acervo tem vários livros que já li e obras que não encontro com facilidade em outras bibliotecas e livrarias. A biblioteca tem um bom atendimento e um espaço organizado”, elogia Renan. Atualmente, o acervo da biblioteca conta com cerca de 17.000 títulos, e pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI). 

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que o órgão sempre busca abrir espaço para a participação dos usuários. “A interação do leitor em ações, como essa parceria com Renan, é fundamental para que a biblioteca fortaleça sua interação com a comunidade”, destaca Silva.

CADASTRO

Quem ainda não é usuário da biblioteca, pode fazer o Cadastro On-line Biblioteca (COB), serviço implantado em outubro do ano passado. O interessado em se tornar leitor da biblioteca precisa ter conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar nos formatos de foto (jpeg) ou de documento (PDF).

Advertisement

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencial na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. 

Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Outra novidade que a biblioteca implantou recentemente é a carteirinha digital. Atualmente, a biblioteca tem 5.665 leitores cadastrados.  

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

Advertisement

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. 

A biblioteca municipal fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região31 minutos ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes12 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade15 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade17 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade18 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região18 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial23 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Advertisement
cinema

Populares