Objetivo é contribuir com preservação e embelezamento do manancial; serviço também acontecerá em outros pontos da cidade
A Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, realiza, a partir desta segunda-feira (01/12), a limpeza e desassoreamento da Lagoa do Jd. Amanda e seu entorno. A ação, autorizada pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), acontecerá também em outros pontos da cidade, a serem definidos posteriormente. O investimento da Administração no serviço é de R$ 150 mil.
Além de limpeza e desassoreamento do lago, a Prefeitura realiza outras benfeitorias no espaço para fazer com que a Lagoa do Jd. Amanda se transforme em um complexo turístico, cultural e de lazer. No entorno, ao final da revitalização, haverá Escola de Artes, campo de areia, quadra poliesportiva e pista de caminhada, bem como o primeiro Teatro Municipal. Outras melhorias são a academia para PCD (pessoas com deficiência), já inaugurada em setembro; a implantação do estacionamento ao redor da área, academia ao ar livre e postes de iluminação pública com lâmpadas em led.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes, a ação será contínua e tem como objetivo melhorar a segurança e promover o embelezamento do espaço. “Com isso, promovemos a contenção de enchentes e fazemos com que a reestruturação da lagoa resulte em um local para ser frequentado pelos moradores”, afirma.
Para o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva, o desassoreamento resgata o potencial aquífero da lagoa, que, por ser urbana, recebe muita impureza. “Permitirá que o corpo d’água tenha mais oxigênio, beneficiando a biodiversidade”, destaca.
Assista um video da Lagoa do Amanda
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98