12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Lagoa do Jardim São Bento recebe limpeza e poda do mato

Ação faz parte do mutirão da Prefeitura de Hortolândia em áreas públicas de lazer da cidade

A zeladoria e a limpeza das áreas públicas de lazer, como praças e parques estão intensificadas. Desde o início deste mês, mesmo com o período chuvoso, que facilita o rápido crescimento do mato, a Prefeitura de Hortolândia realiza o trabalho em todas as regiões da cidade. Com a chegada do final de semana e a promessa de calor, a utilização destes espaços aumenta e a população costuma preferir atividades de lazer ao ar livre. Para isso, a lagoa do Jardim São Bento recebeu a poda do mato e a limpeza durante toda a semana.

“Assim como já realizamos o mesmo trabalho, na semana passada, na lagoa do Jardim Amanda e nas semanas anteriores na lagoa do Jardim Santa Clara, agora, quem for praticar caminhada ou apenas curtir o espaço na lagoa do Jardim São Bento, encontrará uma área limpa e conservada. Em todos estes locais, o trabalho é realizado periodicamente. Pedimos também a colaboração da população para descartar o lixo adequadamente em lixeiras. Próximo à lagoa, também temos áreas verdes que são pontos de descarte irregular de lixo e entulho. Eles podem ser descartados, regularmente, nos PEVs.  Precisamos do apoio de todos para mantermos este espaço agradável”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.  A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio do link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/coleta-seletiva.

MAIS LIMPEZA NAS ÁREAS DE LAZER

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além da lagoa do Jardim São Bento que recebeu a poda do mato e a limpeza durante esta semana e os outros pontos que receberam o serviço na semana passada, a ação também contemplou outras áreas de lazer ao ar livre, com a praça do Jardim Novo Ângulo, recém inaugurada, e o Campo da Mina, no Jardim Amanda. A zeladoria em espaços públicos esportivos, como campos de futebol, também foi intensificada nesta semana.

“O Oape (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, no Jardim Santa Clara do Lago é outra área que recebe grande fluxo de pessoas nos finais de semana com altas temperaturas. Durante a manhã desta sexta-feira (18/03), nossas equipes de varrição já deixaram a área externa limpinha para receber os visitantes”, comenta Panício.

AJUDE A MANTER OS ESPAÇOS LIMPOS

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98