Interessados podem se matricular no site www.hortolandia.sp.gov.br, pelo link goo.gl/89FwtL
Moradores de Hortolândia, interessados em ingressar na universidade, podem se inscrever até a próxima segunda-feira (30/07) no Cursinho Popular – Orientações para o Vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), promovido pela Prefeitura. O projeto visa preparar para estes exames jovens com idade a partir de 18 anos, que acabaram de concluir do Ensino Médio. Serão disponibilizadas 50 vagas. O Cursinho Popular é uma parceria entre as secretarias de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, e de Educação, Ciência e Tecnologia.
Os interessados devem preencher o formulário no site da Prefeitura www.hortolandia.sp.gov.br, pelo link goo.gl/89FwtL, para efetuar a matrícula entre os dias 20 a 30 de julho. O preenchimento das 50 vagas acontecerá por meio de sorteio pelo software sorteador online www.sorteador.com.br: O candidato poderá acompanhar, em tempo real, no dia 6 de agosto, às 18h, o processo de classificação de cada postulante. Ao ser selecionado, o interessado deverá preencher todos os requisitos exigidos para a vaga.
No ato de inscrição, o escolhido terá de apresentar, nos dias 8 a 13 de agosto, cópia e original do RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar do Ensino Médio ou declaração/atestado em que conste a conclusão do nível de escolaridade exigida.
De acordo com o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, o curso oferecerá 70% das vagas para pessoas formadas, no Ensino Médio, em escolas públicas ou que o cursaram na escola particular por meio de bolsa de estudos; 25% aos candidatos de raça negra e 5% para pessoas com deficiência. As aulas acontecerão na Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, a partir do dia 14 de agosto, das 18h30 às 21h30.
Os alunos terão aulas de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes e Educação Física, Tecnologia da Informação, Comunicação, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física, Biologia e Matemática.
Os alunos também terão a oportunidade de participar de oficinas pedagógicas oferecidas para o período que antecede o Enem. A Feira do Mundo do Trabalho possibilitará ao estudante uma nova visão sobre o mundo do trabalho e apoio ao cadastro no SISU (Sistema de Seleção Unificada), além de decisões e escolhas de curso e carreira profissional.
De acordo com o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, o Cursinho Popular – Orientações para o Vestibular e Enem tem o objetivo de oferecer orientação de maneira adequada às necessidades dos jovens e adultos, em vulnerabilidade social, com interesse de prestar as provas do Enem e vestibulares.
Segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, a criação deste Cursinho Popular atende a um pedido do prefeito Angelo Perugini e passou por muitas mãos, antes de se transformar neste importante projeto.
“Nós da Administração discutimos cada detalhe, por meio de uma comissão que envolveu técnicos e agentes políticos das secretarias de Governo, Educação, Inclusão, Jurídico, Administração e Câmara Municipal. A proposta do governo é atender nossos jovens e adultos com potencial, mas, que por razões diversas, não tiveram a oportunidade de entrar numa universidade. A meta do governo é aumentar o número de aprovados no Enem e no ensino Superior”, observou o diretor.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98