Atualização deve ser feita até o dia 30 de dezembro deste ano, caso contrário benefício será suspenso
Idosos com 65 anos de idade ou mais e PCDs (Pessoas Com Deficiência) que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem atualizar os dados até 30 de dezembro deste ano para não perderem o benefício. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, atualmente 1.396 idosos e 950 PCDs recebem o benefício no município.
Para isso, é necessário ir ao Cadastro Único, que fica no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Centro, ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência para agendar horário para o atendimento. No Cadastro Único, o agendamento também pode ser feito por telefone pelo número 3965-1400, ramal 8227.
Para fazer a atualização é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF (de todos os integrantes da família), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda (de todos os integrantes da família). O BPC, cujo valor é de um salário mínimo (R$ 954), é concedido pelo governo federal em parceria com a Prefeitura.
Têm direito ao BPC idosos com 65 anos de idade ou mais e PCDs de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de serem sustentados pela família. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, dos 1.994 idosos que têm direito ao benefício, 598 ainda não se cadastraram.
O solicitante precisa comprovar que a renda mensal da família é inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Já as PCDs têm que passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício não é concedido às pessoas que já recebem qualquer benefício previdenciário público ou privado.
A solicitação do BPC tem que ser feita no Cadastro Único ou no CRAS mais próximo da residência. Para solicitá-lo é necessário apresentar RG, CPF (de todos os integrantes da família), carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda (de todos os integrantes da família). No caso de PCDs, é preciso ainda apresentar comprovante médico. Já PCDs menor de idade que ainda não tenha RG é necessário apresentar Certidão de Nascimento e Declaração Escolar.
Após atendimento no Cadastro Único ou no CRAS, o interessado tem que agendar atendimento na Agência da Previdência Social (APS), localizada na rua José Agostinho, 604, Jardim Santana. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social ou pelo site www.previdenciasocial.gov.br.
Confira abaixo os endereços dos quatro CRASs existentes na cidade:
– CRAS Amanda:
rua Washington Luiz, 977, Jardim Amanda
– CRAS Novo Ângulo:
rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo
– CRAS Rosolen:
rua Rua Guido Rosolen, 177, Jardim Rosolen
–CRAS Vila Real:
rua José Cavalcante, 204, Vila Real
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98