Nossa Cidade

Desenvolvimento sustentável é tema de seminário promovido pela Prefeitura

 

A Prefeitura de Hortolândia celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), promovendo um debate, aberto ao público, sobre desenvolvimento sustentável. O 2o Seminário de Meio Ambiente acontece, das 8h30 às 12h, no auditório Profª Andreia Marise Borelli, localizado na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, Remanso Campineiro. O tema é “Hortolândia e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – ONU (Organização das Nações Unidas) – Agenda 2030”.

Anuncio


Interessados podem se inscrever, gratuitamente, no portal da Prefeitura de Hortolândia, clicando no banner do evento, existente na parte central do site (http://www2.hortolandia.sp.gov.br/), ou pelo seguinte link https://goo.gl/Sv7fM5. Há 160 vagas disponíveis. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, dizendo nome e endereço completos, e-mail e celular com o aplicativo de mensagens WhatsApp. Na ficha há também uma breve pesquisa sobre o tema, perguntando se o participante conhece os ODS, quais os interesses sobre o assunto e de que maneira estes objetivos podem ser trabalhados em Hortolândia

Segundo o Diretor de Licenciamento Ambiental, Gustavo B. Cherubina, responsável pela organização do evento, há um ambiente favorável em Hortolândia para a discussão da Agenda 2030. “O desenvolvimento sustentável, a questão ambiental, é um projeto prioritário do governo Angelo Perugini. Há também uma união entre os poderes Executivo e Legislativo, neste sentido. Esta é uma oportunidade de a população conhecer os objetivos do desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU, para que sejam objeto de atenção, financiamento e exemplos até 2030. Precisamos trabalhar alinhados com esta grande declaração dos países da ONU, para que consigamos construir estratégias e táticas que impeçam os impactos da mudança climática e criar, aqui em Hortolândia, exemplos para o Brasil e para outros países”, afirma.

Confira abaixo a programação completa do Seminário:

8h30 – Início com acolhimento – música e café

9h – Cerimônia de abertura – 45 minutos

Palestra de abertura: Dep. Federal Nilto Tatto, presidente coordenador da Frente Parlamentar Mista dos ODS no Congresso Nacional.

9h45 – 10h: Palestra: Evolução do Programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria – Secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento

10h – Palestras ODS

10h – 10h30 – 2a. Palestra: ODS e Agenda 2030 – Fábio Barbosa, secretário-executivo da Frente Parlamentar Socioambiental de Apoio aos ODS da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

10h30 – 10h40 – 3a. Palestra: ODS e o papel do Poder Legislativo, vereador Prof. João Pereira

10h40 – 10h50 – 4a. Palestra: ODS e o papel do Poder Executivo, Gustavo Cherubina, Diretor de Licenciamento Ambiental/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia

10h50 – 11h10 – 20 minutos para debates.

11h10 – 11h40 – 5a. Palestra – ODS e os Resíduos Eletroeletrônicos: uma proposta para a Agenda 2030 Hortolândia, Luiz Eduardo Vieira Feichas, tecnólogo de Meio Ambiente e analista de projetos no CTI (Centro de Tecnologia da Informação) Renato Archer.

11h40 – 11h55 – 15 minutos para debates

11h55 – 12h – Encerramento

 

Conheça quais são os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constituem uma agenda proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), que deve ser implementada por todos os países do mundo até 2030. Esta agenda foi apresentada e debatida em setembro de 2015, por mais de 150 líderes mundiais.

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

FONTE: ONU/BR

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo