Nossa Cidade

Idosos de Hortolândia com mais de 85 anos receberão dose de reforço contra a COVID-19, neste sábado (18/09)

Não é necessário agendamento para receber a 3ª dose; é preciso obedecer intervalo de mais de 6 meses desde a 2ª dose

Sábado é dia de vacina. A Prefeitura de Hortolândia organiza mais um esquema de imunização via drive-thru neste sábado (18/09), para imunizar idosos acima de 85 com a 3ª dose da vacina contra o Coronavírus. O posto itinerante de vacinação será montado no estacionamento da Câmara Municipal, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, nº 250, no Parque Gabriel. Idosos dentro desta faixa etária que receberam as duas primeiras doses do imunizante na cidade poderão ir até o prédio do Legislativo, das 8h às 15h30, para garantir a dose de reforço. Não é necessário agendamento para receber a 3ª dose da vacina. Nesta data, também poderão ser vacinados idosos acima de 90 anos que não puderam comparecer ao posto itinerante no sábado passado (11/09), quando iniciou a aplicação da 3ª dose para este público, em Hortolândia.

Anuncio


Para ser vacinado no drive-thru é preciso levar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação com o comprovante de que as duas doses anteriores foram aplicadas em unidades de saúde da cidade ou no CCMI (centro de Convivência da Melhor Idade). Caso o idoso tenha se mudado recentemente para Hortolândia, ele poderá ser vacinado se apresentar, além do documento com foto, do CPF e da carteira de vacinação, um comprovante de endereço atualizado.

A Secretaria de Saúde ressalta que aqueles idosos que precisarem acessar o prédio do Legislativo a pé, por não terem veículo, também receberão a 3ª dose da vacina. Já idosos acamados serão vacinados em casa. Para isso, alguém da família precisa ir até a UBS (Unidade Básica de saúde) mais próxima de casa, de segunda à sexta-feira, para solicitar este atendimento.

Conforme informação da Secretaria de Saúde, a vacinação da dose de reforço para idosos será oferecida, inicialmente, aos finais de semana. Conforme novas doses do imunizante forem entregues pela Secretaria de Estado da Saúde ao município, o público para aplicação da dose extra será ampliado, conforme a idade.

A aplicação da dose extra é uma determinação do Ministério da Saúde indicada para idosos em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), independente da idade, além de idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses e pacientes imunossuprimidos, como os transplantados, que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias. Em Hortolândia, a vacinação de idosos em ILPIs teve início no dia 09 deste mês e prossegue pelos próximos dias.

Adolescentes

Está em andamento a vacinação contra COVID-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, cadastrados no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo estadual, e com agendamento no site da Prefeitura, por meio deste LINK. A Secretaria de Saúde salienta que os menores de 18 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, que é a vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo federal para este grupo.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os menores compareçam ao local de vacinação acompanhados de pai, mãe ou responsável legal. É necessário levar a impressão (print) ou a foto da tela do agendamento no site da Prefeitura, documento com foto, Cartão Cidadão ou Cartão do SUS, além de comprovante de residência atualizado (de 2021) no nome do responsável. A pessoa que acompanhar o adolescente na vacinação também deve apresentar documento com foto.

Caso o menor compareça ao dia da vacinação desacompanhado ou acompanhado por algum outro parente que não seja o pai, a mãe ou o responsável, ele deverá apresentar duas vias da Declaração de Autorização para ser vacinado. A declaração deve estar preenchida e assinada pelo responsável e precisa ser apresentada junto da cópia do documento desta pessoa. Uma via da declaração ficará com a Secretaria de Saúde e a outra ficará com o menor. A declaração está disponível na página do agendamento no site da Prefeitura para ser baixada e impressa. Quem não tiver acesso à internet, pode retirar a declaração já impressa em papel no próprio CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A Secretaria de Saúde reforça que o menor desacompanhado que não trouxer a declaração preenchida e assinada não será vacinado.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo