Nossa Cidade

Idosos acima de 90 anos serão vacinados com dose de reforço, neste sábado (11/09), em Hortolândia

Vacinação será em esquema drive-thru, das 8h às 15h30, no estacionamento da Câmara Municipal

A Prefeitura de Hortolândia se mobiliza para iniciar, neste sábado (11/09), a vacinação contra o Coronavírus com a dose de reforço para cerca de 400 idosos acima de 90 anos que receberam as duas primeiras doses da vacina na cidade. A imunização será em esquema drive-thru, das 8h às 15h30, no estacionamento da Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, nº 250, no Parque Gabriel. Não é necessário agendamento para receber a 3ª dose da vacina. Mas atenção: para ser vacinado é preciso levar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação com o comprovante de que as duas doses anteriores foram aplicadas em unidades de saúde da cidade. Caso o idoso tenha se mudado recentemente para Hortolândia, ele poderá ser vacinado se apresentar, além do documento com foto, do CPF e da carteira de vacinação, um comprovante de endereço atualizado.

Anuncio


A Secretaria de Saúde ressalta que aqueles idosos que precisarem acessar o prédio do Legislativo a pé, por não terem veículo, também receberão a 3ª dose da vacina. Já idosos acamados serão vacinados em casa. Para isso, alguém da família precisa ir até a UBS (Unidade Básica de saúde) mais próxima de casa, de segunda à sexta-feira, para solicitar este atendimento.

Conforme informação da Secretaria de Saúde, a vacinação da dose de reforço para idosos será oferecida, inicialmente, aos finais de semana. Conforme novas doses do imunizante forem entregues pela Secretaria de Estado da Saúde ao município, o público para aplicação da dose extra será ampliado, conforme a idade.

A aplicação da dose extra é uma determinação do Ministério da Saúde indicada para idosos em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), independente da idade, além de idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses e pacientes imunossuprimidos, como os transplantados, que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias. A vacinação de idosos em ILPIs teve início nesta quinta-feira (09/09), e prossegue pelos próximos dias.

Adolescentes

Neste sábado 911/09), também inicia a vacinação contra COVID-19 para adolescentes com idade entre 12 e 13 anos, cadastrados no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo estadual, e com agendamento no site da Prefeitura, por meio deste LINK. A Secretaria de Saúde salienta que os menores de 18 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, que é a vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo federal para este grupo.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os menores compareçam ao local de vacinação acompanhados de pai, mãe ou responsável legal. É necessário levar a impressão (print) ou a foto da tela do agendamento no site da Prefeitura, documento com foto, Cartão Cidadão ou Cartão do SUS, além de comprovante de residência atualizado (de 2021) no nome do responsável. A pessoa que acompanhar o adolescente na vacinação também deve apresentar documento com foto.

Caso o menor compareça ao dia da vacinação desacompanhado ou acompanhado por algum outro parente que não seja o pai, a mãe ou o responsável, ele deverá apresentar duas vias da Declaração de Autorização para ser vacinado. A declaração deve estar preenchida e assinada pelo responsável e precisa ser apresentada junto da cópia do documento desta pessoa. Uma via da declaração ficará com a Secretaria de Saúde e a outra ficará com o menor. A declaração está disponível na página do agendamento no site da Prefeitura para ser baixada e impressa. Quem não tiver acesso à internet, pode retirar a declaração já impressa em papel no próprio CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A Secretaria de Saúde reforça que o menor desacompanhado que não trouxer a declaração preenchida e assinada não será vacinado.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo