Connect with us

Nossa Cidade

Hortolendo nas escolas encanta participantes

Programa da Prefeitura busca estimular o hábito da leitura no município

hortolendo nas escolas

Anuncio

Levar o hábito da leitura até o coração de crianças e adultos para que a imaginação alce vôos cada vez mais altos. Com esta perspectiva, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na sexta-feira (23/08), o 3º “Hortolendo nas Escolas”.

A programação especial, desenvolvida no universo escolar, é parte integrante do projeto pedagógico cultural que tem na festa literária realizada em maio, no parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental), no Jardim Santa Clara do Lago, o lado mais visível. Promovido pela Administração, numa ação conjunta entre as secretarias de Educação e Cultura, o Hortolendo busca estimular entre os munícipes o hábito da leitura.

Desde cedo, as 54 escolas da rede estavam com suas atrações prontas para receber os visitantes. Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, pela manhã e à tarde, aconteceram oficinas de confecção de livros de histórias sobre lendas, contos de fadas e parlendas (versinhos com temática infantil recitados em brincadeiras de crianças), além das obras infantis do poeta Vinicius de Moraes. Juntos, nas salas de aula, pais e alunos foram convidados a criar personagens e enredos, desenhar, pintar, recortar e colar, montando um livro completo, da capa ao miolo.

Advertisement

Ao longo do dia, duas feirinhas de livros agitaram os presentes. Para estimular a aquisição de livros infantis por parte dos alunos, uma delas propiciou a venda de exemplares novos com preços a partir de R$ 1. Na outra – sucesso absoluto na festa de maio – aconteceu a troca de livros usados, de temas variados, por outros, desde que em bom estado. Também houve apresentação da peça “A Cigarra e a Formiga”, com a companhia local de teatro São Genésio.

Na Emeif João Carlos do Amaral Soares, no Jardim Nova Hortolândia, houve contação de histórias para os pais. Na Emeief Taquara Branca, aconteceu exposição do folclore, feira do livro e apresentações culturais. Na Emef Jardim Nova Europa, houve oficina de leitura para os pais na sala de aula, com os alunos. Na Emef Marleciene P. Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, a atração foi o teatro de fantoches. Na Emef Tarsila do Amaral, violeiros do grupo Pioneiros do Catira se apresentaram. Também aconteceu exposição, leitura de poesias e feira do livro, tendo o universo do Sítio do Picapau Amarelo como tema.

A Profª Sandra Maria Marson, da Emef João Calixto, no Jardim Nova Boa Vista, destacou a importância de incentivar a leitura e escrita dos alunos. Desde o ano passado, a educadora trabalha com alunos, pais e visitantes do “Hortolendo na Escola” a produção de livros. Até agora já foram três escritos: “Sou especial”, “Meus desejos” e “O que te faz feliz”. “Uma das atividades que fizemos o ano passado foi a oficina de produção de textos, que gerou a confecção de livros. Os visitantes deste ano foram surpreendidos ao verem seus textos ilustrados e organizados pelos alunos”, ressaltou. “É uma gotinha no oceano que faz a diferença. O meu objetivo, neste dia, é trabalhar a amorosidade, o respeito, a autoestima, os valores, a convivência humana por meio da leitura e da escrita. Uma atividade gratificante”, afirma Sandra.

Para Roseli Nicodemos, mãe do aluno Enzo Nicodemos, da Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jardim Novo Ângulo, é muito prazeroso participar das atividades e oficinas que a escola organiza neste dia. “É muito bom. Isso ajuda a criança e também incentiva os pais a lerem mais com os filhos. É cultura”, destaca. “Gostei também da peça teatral do Sitio do Picapau Amarelo”, disse Enzo. Nesta escola, cada sala virou uma oficina de leitura, com gêneros e atividades diferenciadas.

Advertisement

No Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), no Parque Santo André, a temática foi “A magia do Circo”. A alegria tomou conta dos alunos, que ficaram maravilhados e interagiram durante a peça teatral, como artistas, equilibrando os pratos. “É uma maneira de trazer o lúdico, a fantasia e a leitura como elementos de integração às atividades educacionais”, disse a diretora Zilda Rossi.

Já na Emei Profª Rosimar Bertão Gomes, no Jardim Minda, os pais puderam conferir uma exposição sobre o folclore e assistir com os filhos uma peça teatral. “Foi gratificante para nós envolver toda a escola e especialmente os pais que prestigiaram as atividades dos filhos”, completou a diretora da unidade, Cláudia Lorençatto.

Na Emei Jardim São Pedro, os alunos ficaram atentos à contação das histórias “O grande rabanete” e “A zebrinha”, realizada pelas professoras Sandra Cachimiro Ferreira da Silva e Francisca Zélia Caetano Moreira. Kyiomi Iida Yamamoto, professora da mesma unidade, confirmou que momentos assim fortalecem o convívio escolar e a comunidade. “Tanto para os pais como para nós, educadores, é muito importante que a escola realize eventos que incentivem, animem e que sejam divertidos. Isso é prazeroso e é assim que a leitura tem que acontecer em sala de aula”, assinala.

“O Hortolendo na Escola representa a essência do projeto, pois é efetivado diariamente pelos professores nas salas de aula da Rede Municipal de Hortolândia através de atividades de leitura, contação de histórias, fantoches, entre outras estratégias lúdico-pedagógicas”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Meira. “O objetivo do evento é o envolvimento e a participação da família nos trabalhos da escola. Está no PPP (Projeto Político Pedagógico) das unidades escolares, consolidando pela Secretaria de Educação, uma política pública voltada para o acesso aos livros e à formação de leitores”, acrescenta.

Advertisement

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realização vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

Clínica Ability Therapy - tea

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Clínica Ability Therapy, localizada na Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia, inaugurou suas portas com uma solenidade marcada por entusiasmo e esperança.

De acordo com a responsável pelo espaço, a Dra. Isis, a missão da clínica é singular. “Vamos proporcionar um atendimento diferenciado, centrado no desenvolvimento individual de cada criança, enquanto se integra plenamente à família e aos ambientes em que a criança está inserida. O espaço não se limita apenas ao tratamento, mas abraça a pesquisa e o ensaio clínico. O Centro de Pesquisa e Ensaio Clínico promete impulsionar os limites do conhecimento e encontrar novas abordagens para o tratamento do TEA”, afirmou a Dra. Isis.

Anuncio

Durante a inauguração, os presentes degustaram do delicioso coquetel e foram agraciados com performances musicais especiais, ressaltando a importância da arte e da expressão na jornada terapêutica das crianças com TEA.

Um dos pilares da Clínica Ability Therapy é a abordagem baseada na regulação dos sistemas sensoriais da criança. Buscando um efeito de regulação prolongado, o tratamento visa não só melhorar o bem-estar imediato da criança, mas também possibilitar uma participação mais eficaz em outras terapias.

Advertisement

Para Kelly Prado, que leva o filho Diego de 5 anos para participar das sessões de terapia, o atendimento do espaço é de muita qualidade. “Meu filho melhorou muito na escola, em casa e com os amiguinhos. Ele passa no atendimento com a Dra. Isis há seis meses e já observamos a sua melhoria. Eu indico as mães e pais a procurarem o espaço”, explicou Kelly.

Para garantir o sucesso desse modelo inovador, toda a equipe da clínica é habilmente treinada em análise do comportamento e técnicas de acomodação sensorial. Esse conjunto de habilidades garante que cada criança receba um plano terapêutico personalizado, adaptado às suas necessidades individuais.

A Clínica Ability Therapy representa um farol de esperança para famílias que enfrentam os desafios do TEA. Com sua abordagem integrada e compromisso com o desenvolvimento infantil, está destinada a desempenhar um papel crucial na vida de muitas crianças e suas famílias.

Trabalho Social

A Clínica Ability Therapy realiza um trabalho social para crianças em situação de vulnerabilidade social, em Hortolândia. O espaço oferece oferece vagas de atendimento gratuito para essas crianças. O objetivo é garantir todos os atendimentos necessários de acordo com o quadro da criança, e orientação familiar.

Advertisement

Para saber mais sobre o trabalho social, basta entrar em contato direto na clínica, no endereço Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade29 minutos ago

Saiba quais UBSs realização vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região1 hora ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial5 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial6 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região6 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
Nossa Cidade6 horas ago

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região18 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Advertisement
cinema

Populares