Quem nunca se vacinou contra Febre Amarela pode garantir a proteção contra a doença na ação que será realizada pela Prefeitura de Hortolândia, neste sábado (29/06). A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jd. Nova Hortolândia estará com a sala de vacina aberta nesta data especialmente para a oferta da dose contra Febre Amarela, cuja dose única protege a pessoa pela vida toda. A vacinação será das 8h às 16h. A UBS Nova Hortolândia fica na rua João Ribeiro Evangelista, nº 215, no Jd. Nova Hortolândia. É preciso levar carteirinha para anotação da dose. Quem não se lembra se já foi vacinado alguma vez na vida, pode procurar a unidade de saúde e garantir a proteção.

É importante ressaltar que a vacina contra Febre Amarela está contra-indicada para pessoas com baixa imunidade, idosos em idade avançada, crianças menores de um ano, gestantes e lactantes.

Desde fevereiro deste ano, a vacina contra Febre Amarela foi incluída no calendário obrigatório de vacinação, com recomendação de uma dose, uma vez na vida. No entanto, em Hortolândia, a vacina já era oferecida à toda população desde 2017, quando a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, classificou a cidade como área de risco ampliado para a doença. Antes disso, apenas viajantes que iam para áreas de transmissão da doença tinham autorização para se vacinar. Atualmente, por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Hortolândia realiza uma intensificação na vacinação de Febre Amarela, com a imunização de 3.791 pessoas neste ano.

Para aumentar as possibilidade da população se proteger contra a doença, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de vacinação em cinco UBSs. A partir de agora, a dose é oferecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes unidades básicas: Nova Hortolândia, Jd. Rosolen, Jd. Amanda, Jd. Novo Ângulo, e até às 16h na UBS Campos Verdes (Villagio Ghiraldelli). Nas demais unidades básicas de saúde, a vacina é oferecida um dia por semana, em horários específicos (confira abaixo).

A vacina contra Febre Amarela vem em frascos com capacidade de utilização em até 10 doses. Como o prazo de validade de cada frasco, após aberto, é de apenas algumas horas, as unidades onde o fluxo de pacientes é menor oferecem esta proteção com data marcada, a fim de evitar o descarte de sobras. No entanto, nas unidades de saúde que concentram maior procura pela imunização, é possível oferecer a vacinação durante todo o horário de funcionamento da sala de vacina.

Vacina contra Febre Amarela

Todos os dias, das 8h às 17h:

UBS Rosolen

UBS Novo Ângulo

UBS Nova Hortolândia

UBS Campos Verdes (Villagio Ghiraldelli) (até às 16h)

UBS Amanda

Unidades de Saúde com vacina em esquema de rodízio:

UBS São Jorge (Segunda-feira 7h30 às 11h30)

UBS Orestes Ongaro (Segunda-feira 7h30 às 11h30)

UBS São Bento (Terça-feira 7h30 às 11h30)

UBS Pq. do Horto (Terça-feira 8h às 12h)

UBS Nova Europa (Quarta-feira 7h30 às 11h30)

UBS São Sebastião (Quarta-feira 7h30 às 11h30)

UBS Santiago (Quinta-feira 7h30 às 11h30)

UBS Amanda (Sexta-feira 7h30 às 11h30)

UBS Santa Esmeralda (Sexta-feira 7h30 às 11h30)

Neste sábado (29/06), das 8h às 16h:

UBS Nova Hortolândia

Rua João Ribeiro Evangelista, nº 215, no Jd. Nova Hortolândia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia