Nossa Cidade

Hortolândia terá um médico cubano em cada unidade de saúde

Município recebeu mais sete profissionais; outros 11 médicos devem chegar à cidade em janeiro

Hortolândia terá um médico cubano em cada unidade de saúde

Anuncio


Nesta segunda-feira (16/12), o prefeito Antonio Meira recepcionou sete médicos cubanos que vão atuar pelos próximos três anos, em Hortolândia, por meio do programa do governo federal Mais Médicos. Os profissionais, três homens e quatro mulheres, vão se juntar às cinco médicas cubanas que já trabalham em unidades de saúde, desde novembro. De acordo com a secretária de Saúde, Paula Nista, até o mês de janeiro, Hortolândia contará com um total de 23 médicos cubanos. “Já nos credenciamos no Ministério da Saúde para receber mais profissionais. Teremos um médico cubano em cada unidade de saúde”, destacou a secretária.

Os profissionais recebidos nesta segunda-feira chegaram à cidade na sexta-feira. Eles aproveitaram o final de semana para conhecer Hortolândia. Já neste início de semana, os profissionais participarão de atividades de integração social, além de conhecerem o programa de governo Viva Mais e Melhor e outros projetos da área da saúde. O atendimento nas unidades de saúde começa no dia 2 de janeiro, quando eles serão enviados as USFs (Unidades de saúde da Família) do Jardim Nova Europa, Parque do Horto (dois profissionais), Jardim Amanda, Taquara Branca, Vilagio Ghiraldelli e Jardim São Jorge.

“A população brasileira tem crescido muito, mas o número de médicos não. O governo federal fez esta parceria com Cuba para que o problema da saúde seja resolvida, a curto prazo, com a ajuda de vocês e a longo prazo com a abertura de novas vagas nas faculdades de medicina”, comentou o prefeito. “O trabalho que vocês se propõe a fazer ajudará muito nossa cidade. É um trabalho missionário. Vamos trabalhar juntos”, completou Meira.

“Estamos com o coração aberto para o Brasil e para Hortolândia. Viemos para ajudar o povo, para trabalhar forte neste País. Queremos que tenham em nós uma família. É muito importante que tenhamos uma relação estreita, de amizade”, ressaltou Carlos Perez, um dos médicos cubanos.

Mais Médicos

Desde o dia 11 de novembro, pacientes de cinco unidades de saúde contam com atendimento por médicas estrangeiras, enviadas ao município pelo Ministério da Saúde por meio do programa do governo federal Mais Médicos. As cinco primeiras cubanas que chegaram à Hortolândia atendem pacientes nas USFs (Unidades de Saúde da Família) do Jardim São Bento, Jardim Adelaide, Santa Esmeralda, Santa Clara e Parque do Horto. De acordo com o programa do governo federal, o município pode investir até R$ 1.800,00 por mês com hospedagem e alimentação de cada profissional do Mais Médicos. Cada profissional trabalha por 32 horas semanais e realiza oito horas de curso na área da saúde por semana. O contrato de trabalho, firmado com o Ministério da Saúde, prevê a atuação dos profissionais por um período de três anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo