Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia terá incubadora de mão de obra em parceria com Dell Computadores

Na semana em que a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) coloca Hortolândia entre as principais cidades paulistas com presença relevante de indústrias e serviços no setor de software e TI (tecnologia da informação), a Prefeitura de Hortolândia anuncia uma parceria inédita com a Dell Computadores para capacitação profissional de jovens e apoio ao ingresso deste público no mercado de trabalho. A partir de 2015, 120 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do município iniciam a formação em tecnologia da informação por meio de uma incubadora de mão de obra, consolidada com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.

A capacitação inicia com a seleção de três escolas participantes, de um grupo de instituições já indicadas à empresa. Cada escola terá 40 alunos escolhidos para participar da formação, que será realizada na unidade da empresa, em Hortolândia. O projeto, uma iniciativa da Dell Computadores, acontecerá também nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, com alunos destes municípios.

Anuncio

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, a experiência da incubadora de mão de obra em TI possibilitará aos jovens estudantes aliar os estudos à capacitação profissional. “Temos em Hortolândia um pólo muito forte na área da tecnologia. Para os estudantes selecionados, será um privilégio entrar no mercado de trabalho em uma empresa como a Dell, recebendo qualificação profissional por meio deste projeto”, avalia o secretário.

As escolas que podem ser selecionadas foram indicadas à empresa, que escolhe três unidades de ensino. “Vão ser escolhidos 40 alunos por escola. Serão estudantes que se dedicam aos estudos e precisam deste apoio importante para seguir uma carreira promissora. Além do aspecto da capacitação profissional, esta ação demonstra o valor das parcerias entre poder público e o setor privado na questão social”, comentou Pádua. A seleção das escolas e dos estudantes deve acontecer nos próximos meses, já que a incubadora inicia suas atividades no próximo ano.

Advertisement

 

Análise da Fundação Seade

Nesta quarta-feira (02/07), a Fundação Seade divulgou, em um artigo, a análise da distribuição de indústrias e serviços no setor de software, tecnologia da informação e telecomunicações, no estado de São Paulo. Além de apontar os municípios com presença relevante de investidores deste ramo, a análise indica que cresce o número de profissionais graduados atuantes nesta área.

Caracterizado por empresas de micro e pequeno portes, o setor empregava, em 2012, 249 mil pessoas em 9.500 empresas em todo o estado. O estudo aponta um conjunto de 15 municípios paulistas que, em 2012, foram responsáveis por 87% de trabalhadores empregados neste ramo e 70% das empresas deste setor instaladas em São Paulo. São eles: Americana, Barueri, Bauru, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santo André, São José dos Campos e São Paulo.

Advertisement

 

Empregos

Segundo o artigo da Seade, os “empregos gerados no segmento de software na RMC, entre 2008 e 2012, mostram a consolidação dessa região como centro de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis”.

De acordo com uma projeção da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Hortolândia tem cerca de 20 mil trabalhadores empregados nas empresas de software e TI instaladas na cidade. Dentro de subgrupos analisados na pesquisa, Hortolândia se destaca no setor de suporte técnico, com empresas com mais de mil empregados. “Apenas a IBM concentra oito mil trabalhadores. Temos ainda a Dell, a Sanmina, a ZTE e várias outras, que colaboram para que Hortolândia esteja entre as 15 cidades paulistas fortalecidas neste ramo”, disse o secretário municipal.

Advertisement

O material cita ainda que “as empresas do setor de software e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações destacam-se pelo elevado nível de instrução de seus trabalhadores. Em 2012, enquanto graduados e pós-graduados representavam 18,8% do total dos empregos no estado de São Paulo, no setor essa presença chegou a 47,4%”.

Pádua ressalta que, em Hortolândia, esta tendência também é forte graças à oferta de curso superior em informática no IFSP (Instituto Federal São Paulo), além dos cursos técnicos também oferecidos na instituição federal e na Etec (Escola Técnica) Paula Souza. “Recebemos, ainda, influência das instituições de ensino de Campinas, já que muitos dos nossos profissionais se qualificaram aqui mesmo na região”. A área da tecnologia é um setor que não apresenta crise, está sempre em pleno desenvolvimento. As empresas continuam chegando à cidade e isso comprova que Hortolândia possui um universo muito amplo nesta área”, finalizou.

Fonte: Pref.Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

terreno abandonado terreno abandonado
Policial5 minutos ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial17 minutos ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região57 minutos ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade1 hora ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial2 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

mega-sena mega-sena
Nossa Região13 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil13 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Advertisement
cinema

Populares