Nossa Cidade

Hortolândia recebe título de “Município Laço Amarelo”

 

Durante a abertura do 67º Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira (19/04), evento que tem Hortolândia como cidade sede, o prefeito Angelo Perugini recebeu do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, a condecoração à cidade como “Município Laço Amarelo”. O título é entregue aos municípios com ações efetivas e reconhecidas em prol do aumento da segurança viária. A redução do índice de acidentes de trânsito foi um dos temas destacados durante o Fórum que reúne, até esta sexta-feira (20/04), representantes de municípios brasileiros na busca por soluções inteligentes sobre questões relacionadas à trânsito e transportes. Representantes de órgãos e entidades, como EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e ANTP (Agência Nacional de Transporte Públicos), também estiveram presentes na abertura do Fórum.

Anuncio


“Queremos aprender muito com a experiência de cada participante deste Fórum. Há pouco tempo que passamos a contar com uma Secretaria de Mobilidade Urbana, que dedica suas ações para despertar nas pessoas uma sensibilidade sobre a importância de proteger a vida. Mais do que estabelecer normas e regras, nosso objetivo é promover uma cultura de educação no trânsito, com a participação de toda a população”, destacou Perugini. O prefeito lembrou sobre o pacote de medidas lançado no início deste ano com meta de reduzir o número de acidentes de trânsito. Entre as ações, está reforço na sinalização, novos semáforos, trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil, além de fiscalização por radar, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul) e serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, serviços que serão licitados em breve.

“Precisamos nos unir para levar educação de trânsito à toda sociedade, para que as leis de trânsito sejam respeitadas. Por isso, faço um apelo à todos os municípios: que façam um trabalho de educação nas escolas”, enfatizou o presidente do Observatório Nacional. “Hortolândia é a 20ª cidade a ter adesão ao ‘Município Laço Amarelo’ por estar engajada em reduzir os acidentes de trânsito, com apoio da sociedade civil organizada”, completou Ramalho.

A presidente do Fórum e secretária municipal de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, também destacou a participação da comunidade na busca por um trânsito mais seguro. “Os planos de Mobilidade devem ser discutidos com a sociedade civil organizada e com a Câmara, mas, sem a participação popular não vamos saber o que a cidade realmente precisa”, disse Raquel.

“A questão da acidentalidade é uma das que mais afligem os municípios. É muito importante esta discussão conjunta, para uma troca de experiências, para que cada cidade conheça o que deu certo em outros municípios, sempre com o objetivo de proteger a vida”, avaliou o secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia, Atílio André Pereira.

Ao longo do dia, o Fórum contou com duas sessões técnicas: acidentes e violência no trânsito, e experiências exitosas de mobilidade urbana em municípios paulistas. O público participante conferiu, ainda, exposição de aplicativos, projetos e experiências trazidas por empresas parceiras. O evento prossegue nesta sexta-feira (20/04), com uma sessão técnica sobre projeto de regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo