Município ficou na 43ª posição com 85,15 pontos
As políticas públicas de meio ambiente implantadas pela Prefeitura de Hortolândia obtêm reconhecimento em âmbito estadual. Prova disso é que o município ficou na 43ª posição, com 85,15 pontos, no ranking do programa “Município VerdeAzul”, do governo do Estado, que engloba os 645 municípios paulistas. O resultado foi divulgado na cerimônia de premiação, realizada na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (24/08). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Nascimento Oliveira, o secretário adjunto da pasta, Josemil Rodrigues, e servidores da secretaria participaram do evento. A premiação é referente às ações ambientais desenvolvidas em 2021.
O programa tem três faixas de premiação. Hortolândia foi um dos 78 municípios que ficaram na primeira faixa de premiação. O município participa do programa desde 2014. De acordo com dados do programa, em 2021 Hortolândia teve uma evolução de 22,7% em comparação a 2020, quando o município ficou na 123ª posição com 69,39 pontos. Já em 2019, o município obteve a 133ª posição com 66,11 pontos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desnevolvimento Sustentável, o prêmio é entregue aos municípios com base nos trabalhos executados em dez diretivas ambientais, que são as seguintes: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e Resíduos Sólidos.
O prefeito Zezé Gomes salientou que a certificação é resultado do trabalho contínuo na área ambiental que o município tem realizado. “Hoje foi um dia muito importante. Estive em São Paulo, junto com nossa equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para receber o troféu. Hortolândia foi, mais uma vez, certificada pelo Programa ‘Município VerdeAzul’. A certificação é fruto de muito trabalho e dedicação dos servidores municipais, que não mediram esforços, para que Hortolândia fosse reconhecida no Estado de São Paulo, como uma cidade que respeita o meio ambiente, que busca a cada dia aumentar a cobertura verde e implantar ações sustentáveis em benefício do meio ambiente e para aumentar a qualidade de vida da população”, destacou Zezé Gomes.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressaltou que, nessa edição do programa, a secretaria contou com a participação da comissão intersetorial, formada por 10 secretarias municipais. Cada uma das pastas abasteceu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com informações sobre suas áreas para compor o material enviado ao Governo do Estado.
Eliane ainda salientou que a formação da comissão, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi uma das primeiras ações do prefeito ao assumir a Administração Municipal, em 2021, após a morte do ex-prefeito Angelo Perugini, que era um entusiasta das ações do programa.
“A pontuação atingida por Hortolândia no Programa ‘Município VerdeAzul’ nos desafia a continuar a sonhar e a realizar uma cidade inteligente e sustentável. Que ofereça qualidade ambiental à população com equilíbrio e responsabilidade. Essa premiação recebida pelo prefeito Zezé Gomes é uma demonstração que o processo de desenvolvimento vivido intensamente pela cidade é acompanhado pelas ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desnevolvimento Sustentável”, destacou Eliane.
Programa “Município VerdeAzul”
O Programa “Município VerdeAzul” é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98