Nossa Cidade

Hortolândia realiza pesquisa sobre quantidade de larvas de Aedes aegypti em casas do município

Com o período de chuvas, a Prefeitura de Hortolândia redobra a atenção no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Esta época do ano é caracterizada pelo calor e pelas chuvas, condições propícias para a reprodução do mosquito. É por este motivo que a Prefeitura iniciou a ADL (Análise de Densidade Larvária), neste mês.

A ação consiste em visitas a residências em todas as regiões da cidade. É feito o sorteio de 10 imóveis a serem visitados em cada quarteirão. Os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, entram nas casas para investigar locais onde há larvas do Aedes aegypti. A quantidade de larvas é contabilizada e transformada em índice, conhecido como Índice de Breteau.

Anuncio


O gerente do órgão, Ibraim Almeida, destaca que a ADL é uma ação importante, pois por meio dela é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado. Com esta informação, a Prefeitura consegue traçar estratégias de prevenção e combate ao mosquito. Em razão disso, o gerente solicita aos moradores dos imóveis sorteados para que recebam os agentes da UVZ e os deixem entrar em suas casas. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá.

O Índice de Breteau é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado um nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. Um índice baixo sinaliza que o controle dos criadouros tem sido eficaz, eliminando a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti. Quanto maior for o índice, mais chance de aumento de casos positivos de doenças. 

A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro de 2020 foi de 3,2. A previsão é de concluir a ADL neste mês. A ação é realizada em toda a cidade. Até o momento, a UVZ já realizou a análise em 25 bairros da cidade.

O gerente Ibraim Almeida ressalta que a população deve fazer sua parte e colaborar com a Prefeitura na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Para evitar a proliferação do mosquito em suas casas, os moradores podem fazer tarefas simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, em 2020 o município registrou 1.054 casos positivos de Dengue e um óbito.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo