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Hortolândia realiza estudo sobre resíduos sólidos

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Qual o tipo e a quantidade de resíduos sólidos produzidos em cada região de Hortolândia, em diversas faixas socioeconômicas da população? Para encontrar tais informações, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza um estudo técnico, a gravimetria. Com os dados obtidos, é possível aprimorar as políticas públicas de gerenciamento de resíduos domésticos, otimizando as ações e os recursos da Administração.

O estudo, desenvolvido pela empresa “Humanizar Consultoria Socioambiental”, teve início em janeiro. A etapa de coleta de dados foi finalizada na última sexta-feira (06/02). A ação faz parte da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, gerenciado pela Prefeitura, por meio de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Além da iniciativa municipal, Hortolândia também é objeto do Estudo de Concepção de Resíduos realizado pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual faz parte. Até abril, o consórcio realiza, também em parceria com a “Humanizar Consultoria Socioambiental”, o estudo de gravimetria nos oito municípios participantes do órgão. Outras cidades que compõem o Consimares são: Americana, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, e Sumaré.

Gravimetria

O estudo de gravimetria consiste na análise quantitativa e qualitativa dos resíduos produzidos no município, a partir do recolhimento de amostras de resíduos domésticos. Posteriormente, é feita a pesagem e a identificação das amostras, de acordo com o bairro e a rua em que foram coletadas.

Após isso, é feita a separação e classificação dos materiais, como orgânicos ou inorgânicos (plástico, papel, metais, tecidos, isopor, etc).

O objetivo da análise é fornecer dados para que a Prefeitura conheça e administre a produção, a coleta e o tratamento de resíduos domésticos na cidade.

Outro objetivo do estudo é verificar se, entre os resíduos que vão para a coleta convencional de lixo, há materiais estranhos descartados incorretamente, como pilhas e lâmpadas.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, o trabalho visa identificar os tipos e as quantidades de resíduos descartados pela população. “Em análises preliminares, a empresa destaca que já é possível aferir que o maior volume é de resíduos orgânicos e as menores quantidades são de metais”, diz Eliane. De acordo com a diretora, alguns resíduos que, por determinação de leis específicas, deveriam ter destinação adequada, ainda vão parar no lixo comum. “Um exemplo disso é a quantidade significativa de lâmpadas fluorescente, pilhas e até bateria de celular, que vão para o Aterro Sanitário”, destaca Eliane.

“Os resultados finais desse estudo permitirão propor um modelo tecnológico para o gerenciamento dos resíduos sólidos do município”, completa a diretora.

“Precisamos entender de que forma os resíduos são gerados, qual região e qual faixa econômica mais o produzem. É preciso conhecer para aplicar políticas públicas que apresentem grande resultado”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva. “Assim podemos também gerenciar o que já vem sendo feito na cidade, como PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) e a coleta convencional de lixo, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos”, conclui o secretário.

Segundo o engenheiro superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, a ação fornece ferramentas para que os municípios se adequem com relação aos resíduos e atendam à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). “Para cumprir a lei e atingir as metas, é preciso saber o que produz”, diz.

De acordo com Ravagnani, a medida auxilia na elaboração de iniciativas como definição de locais para instalar um ponto de coleta de resíduos recicláveis, cooperativas e espaços para compostagem de material orgânico, por exemplo. “Será possível saber em quais regiões da cidade se produz mais resíduo reciclável ou orgânico, para que a partir daí, as Prefeituras façam a gestão de resíduos”, destaca Ravagnani.

Enquanto o investimento da Prefeitura no estudo vem de recursos municipais do Fehidro, o investimento do Consimares na iniciativa, do trabalho de campo até o relatório final em todas as oito cidades, é de R$ 470 mil.

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Hortolândia reforça sinalização em ruas de unidades de saúde

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Vias próximas das UPA do Jd. Nova Hortolândia e do Hospital Samaritanos foram contempladas na ação

Cuidar da segurança viária em todos as regiões da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Hortolândia. As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram, nesta terça-feira (18/01), mutirão de reforço e implantação da sinalização de solo no entorno da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia. Localizada na rua João Ribeiro Evangelista, o local recebia o estacionamento irregular de veículos em frente ao espaço, dificultando o fluxo de veículos na via e atrapalhando a chegada e saída de ambulâncias no local.

“Em frente a unidade de saúde flagramos muitas situações de desrespeito. Por isso, priorizamos este serviço para que o fluxo na via possa sempre estar livre, evitando problemas a quem precisa usar o espaço e circular pela região. Também retomamos o reforço da pintura em lombadas e faixas duplas amarelas em ruas de algumas regiões”, explica o diretor de operação da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Também nesta terça-feira,  na rua Osvaldo da Silva, em frente ao Hospital Samaritano, no bairro Villagio Ghiraldelli, as equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura de uma lombada na via e de faixas duplas amarelas contínuas. O mesmo serviço aconteceu nas ruas 12 de Junho, no Jardim Mirante e Adamastor Pirschner, no Jardim Santa Clara do Lago. “O trabalho continua nos próximos dias em diversas regiões”, comenta Vasconcellos. 

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Motociclista fica gravemente ferido ao cair na SP-101

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Um motociclista ficou gravemente ferido ao cair na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na tarde desta terça-feira(18), em Hortolândia.

Condutor transitava com a motocicleta Honda/Titan no sentido Hortolândia a Campinas, quando pelo km 07 leste o pneu dianteiro da Moto estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção, tombando ao solo.

O piloto teve ferimentos graves e o passageiro teve ferimentos leves. Vitimas socorridas ao Hospital Mário Covas, pela UR da Concessionária Rodovias do Tietê.

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Hortolândia inicia vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, nesta quarta-feira (19/01)

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Prefeitura ofertará “xepa” para cadastrados via Whatsapp

Hortolândia inicia a vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, nesta quarta-feira (19/01). Começarão a ser vacinadas crianças com comorbidade ou deficiência. Na quinta-feira (20/01), a vacinação será na UBS Parque do Horto. Já na sexta-feira (21/01), a vacinação será na UBS Campos Verdes. A vacinação acontecerá das 8h às 15h30. Essas unidades farão a vacinação exclusivamente para as crianças. Para o início da vacinação, Hortolândia recebeu do governo do Estado 1.150 doses da vacina pediátrica da Pfizer. 

A Secretaria de Saúde explica que a vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha em cada unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que sejam aplicadas cerca de 250 doses por dia. 

Na próxima semana, a vacinação será realizada nas seguintes unidades:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

As crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade. 

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.   

Caso a criança apresente reação adversa ao imunizante, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

“XEPA”

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

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