14 de junho de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia participa de reunião para discutir políticas públicas para a pessoa com deficiência

Evento discute propostas e ações para a criação de políticas públicas voltadas aos deficientes

reunião discute politicas publicas para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, participou da reunião geral ordinária do Núcleo Regional III. O encontro ocorreu em Limeira, nesta quarta-feira (19/06), quando foram apresentadas aos presentes as entidades que atuam nesta área no município.

O município foi representado pela Chefe do Setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Elaine Ap. Gombrade de Oliveira, integrante do Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência, e pela diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Laureana Souza Gomes. Cerca de 30 municípios do interior paulista integram o Núcleo III. Em Hortolândia, a reunião itinerante acontecerá em 16 de outubro.

Além da leitura da ata da reunião realizada em março, em Campinas, os nomes dos delegados eleitos na conferência do ano passado foram reapresentados. As entidades realizam o planejamento para participar do VXI Seminário Estadual da Pessoa Com Deficiência, marcado para o dia 03 de julho, em São Paulo.

Com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”, o encontro debate as dificuldades enfrentadas no atendimento às pessoas com deficiência na cidade. Os seguintes eixos temáticos serão debatidos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

De acordo com a chefe do Setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, Elaine Grombrade, as reuniões proporcionam “o conhecimento do que acontece nas outras cidades participantes do núcleo e lá apresentam as entidades e atividades que estão sendo feitas. É uma troca de experiências”, explica.

Texto: Valéria Oliveira/PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98