Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia ocupa posição de destaque em ranking das “cidades inteligentes”

imagem 59

Município ficou na 5° colocação no eixo urbanismo do Ranking Smart Cities 2021 da Urban Systems

A cidade de Hortolândia figura na 5ª colocação do Ranking Smart Cities 2021, no eixo urbanismo, que elenca os municípios mais inteligentes e conectados do país. Na lista geral a cidade ficou na 78° posição, melhorando o índice de 2020 quando figurava na 82ª colocação. O estudo divulgado foi desenvolvido pela Urban Systems, em parceria com a Necta.

Anuncio


O ranking mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que a edição anterior. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades brasileiras.


No caso de Hortolândia, além de ocupar a 78ª posição no geral, o município se destacou em algumas categorias, como a de Urbanismo (5ª posição), Economia (40ª posição) e Empreendedorismo (88ª posição).

Advertisement


Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, os indicadores apresentados pela Urban Systems apenas comprovam os avanços vividos pelo município nos últimos anos a partir da adoção do projeto de Cidade do Futuro implantada pelo ex-prefeito Angelo Perugini e que segue em curso. “Hortolândia, que já foi destaque no ano passado pelo nosso potencial de atração de investimentos, é considerada a quinta melhor cidade do Brasil no quesito Urbanismo. Estudos como esse, nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Nossos investimentos em obras de interligação, implantação de 100% da iluminação em LED e criação de muralhas digitais, nos colocam como uma das cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, garantindo novos investimentos, e com isso, a geração de emprego e renda para nossa população. Seguimos com o trabalho iniciado pelo meu amigo e saudoso prefeito Perugini para manter Hortolândia cada dia mais inteligente, dinâmica e sustentável, um planejamento que foi pensado para garantir o desenvolvimento pelos próximos 30 anos”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIO

Hortolândia, mais uma vez, volta a ser destaque no cenário nacional. O município ficou na 5ª posição na edição deste ano do ranking “Melhores Cidades para fazer Negócios – Edição 2021”, elaborado também pela empresa Urban Systems para a revista Exame. O ranking abrangeu 326 cidades do país com população de mais de 100 mil habitantes, de acordo com a estimativa deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão do governo federal.


O ranking foi elaborado de acordo com seis segmentos econômicos: Educação, Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário/Construção Civil e Agropecuária. Ainda de acordo com a empresa responsável, o ranking é calculado por meio da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica).

Advertisement


Hortolândia conquistou a 5ª posição no segmento comércio, tendo alcançado o IQM 4,230. O município também teve desempenho importante no segmento Serviços, tendo ficado na 46ª posição, com IQM de 4,621. Já no segmento Indústria, o município subiu no ranking passando da posição 81° para 14°, com IQM 5,319. O ranking deste ano está disponível no site www.urbansystems.com.br.


Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o fato de Hortolândia continuar em evidência no ranking demonstra a capacidade do município em atrair novos investimentos e destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19 e o projeto de desenvolvimento municipal, que neste ano iniciou a construção do maior viário da história do município, que fará a ligação da região da Vila Real até a avenida Panaíno, criando mais um núcleo de atração para novos investimentos por parte da iniciativa privada. “O destaque que o município vem tendo nos últimos anos em relação aos indicadores de Comércio e Serviços demonstram que as políticas públicas planejadas no passado pelo meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini para a retomada econômica do setor produtivo, com diálogo e participação dos empresários, vem resultando na geração de empregos e na melhora gradativa da renda. Mesmo durante a pandemia, as nossas grandes obras não pararam e estamos permanentemente conversando com o setor empresarial sobre a Hortolândia do Futuro que estamos ajudando a construir. Por todos esses fatos, a nossa cidade continua figurando entre os municípios brasileiros que mais crescem, uma tendência que promete continuar por muitos anos”, destaca Zezé Gomes.


Para estimular a população a consumir no comércio da cidade neste fim de ano, o prefeito hortolandense afirmou que dentro dos próximos dias a cidade ficará mais iluminada com os enfeites natalinos que serão instalados em pontos estratégicos do município. A Prefeitura espera que essa ação reflita diretamente junto ao comércio. “Estamos preparando uma campanha de Natal que venha fomentar o comércio e a economia solidária. Tenho certeza que esse ano teremos um fim de ano muito melhor que aquele que vivemos no ano passado”, finalizou o prefeito.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região1 hora ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos2 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial3 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial3 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região4 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade4 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial5 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares