Nossa Cidade

Hortolândia mostra avanço na área de saneamento em evento na Alesp

Cidade conta com 77% de coleta de esgoto

encontro saneamento alesp

O prefeito Antonio Meira participou do evento da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), nesta quarta-feira (20/06), na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo). O encontro foi promovido pela Coordenadora da Frente Parlamentar, a deputada estadual, Ana Perugini.

Além do prefeito, o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu, prefeitos e vereadores de várias cidades do Estado, representantes de entidades ambientais e sociedade civil estavam presentes no evento.

O prefeito fez um balanço das ações da Sabesp na cidade e afirmou que Hortolândia já conta com 100% de água tratada e mais de 70% de esgoto tratado e coletado. “Nos anos 90, a cidade não contava com água e esgoto tratado. A cidade só recebia 60% de abastecimento de água, ou seja, uma parte da população, no período da manhã tinha água, outra parte à tarde e outra região à noite. Era um caos”, lembra Meira.

“A partir de 2005, a realidade começou a mudar. A Administração, com o apoio e mobilização da população, começou a cobrar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que cumprisse o contrato. No ano de 2009, a cidade conquistou a Estação de Tratamento de Esgoto. Hoje nossa cidade já conta com os dois serviços. Até o final de 2014, os moradores terão 100% de esgoto coletado e tratado”, garantiu Meira.

O presidente da ANA, Vicente Andreu, discursou sobre as consequências do Sistema Cantareira, que faz o abastecimento de água no Estado de São Paulo, na qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento econômico dos municípios. “Precisamos encontrar uma solução técnica com envolvimento da população, entidades governamentais e sociedade civil organizada. A questão da água é preocupante em nosso Estado”, afirmou o presidente.

Em seu discurso, Vicente parabenizou as ações da Prefeitura de Hortolândia e a mobilização da população para resolver as questões da água e esgoto. “Temos um exemplo muito próximo de nós, Hortolândia, que mobilizou a população e foi às ruas. Hoje a cidade está caminhando a passos largos para resolver o 100% de esgoto tratado e coletado”, disse o presidente da ANA.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98