Morcego infectado: a Prefeitura de Hortolândia está promovendo uma ação educativa casa a casa no bairro Jardim Rosolém com o objetivo de orientar os moradores sobre os riscos da raiva transmitida por morcegos. A iniciativa, liderada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria de Saúde, ocorre após a confirmação de um caso positivo de raiva em um morcego recolhido na região.
O animal infectado foi localizado no início de maio, quando uma moradora entrou em contato com a UVZ para solicitar a remoção de um morcego encontrado em seu apartamento. O animal foi encaminhado para análise no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em São Paulo. O resultado, divulgado no dia 23, confirmou a infecção por raiva. Felizmente, não houve contato direto entre o morcego e seres humanos.
Orientações à população e prevenção da raiva
Durante as visitas, as equipes da UVZ informam os moradores sobre os perigos do contato com morcegos, entregam folders explicativos e reforçam orientações de segurança. Entre as principais recomendações estão:
- Evitar qualquer tipo de contato com morcegos;
- Acionar imediatamente a UVZ caso encontre um morcego em casa;
- Manter cães e gatos vacinados anualmente contra a raiva.
É importante lembrar que a raiva é uma doença grave, quase sempre fatal, tanto para animais quanto para humanos. Ela pode ser transmitida por mordidas de morcegos infectados a outros animais, especialmente cães e gatos. A UVZ alerta que os tutores de pets devem garantir a vacinação anual de seus animais de estimação para protegê-los.
Vacinação gratuita contra a raiva
Hortolândia mantém um ponto fixo de vacinação antirrábica na sede da UVZ, localizada na Rua Athanazio Gigo, 60 – Chácaras Recreio 2000. A vacinação é gratuita e ocorre nos seguintes dias e horários:
- Terças e quartas-feiras: das 8h às 11h e das 13h às 16h30
- Quintas-feiras: das 8h às 13h
Identificando comportamentos suspeitos
A UVZ também orienta a população sobre os sinais clínicos da raiva em animais domésticos e morcegos. Em cães e gatos, os sintomas incluem mudanças de comportamento, agressividade, apatia, excesso de salivação e dificuldades para engolir. Já morcegos infectados podem apresentar comportamentos atípicos, como voar durante o dia, cair no chão ou se pendurar em locais incomuns.
Morcegos são protegidos por lei
A UVZ ressalta que os morcegos são animais silvestres protegidos por lei. Por mais que representem um risco quando infectados, não devem ser mortos. Eles têm um papel fundamental no equilíbrio ecológico, ajudando na polinização de plantas e no controle de insetos.
A população que encontrar morcegos em residências deve entrar em contato com a UVZ pelos telefones:
📞 (19) 3897-3312
📞 (19) 3897-5974
Com ações educativas e preventivas, Hortolândia reforça seu compromisso com a saúde pública e a proteção animal.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











