Prefeitura realiza nesta semana limpeza do local, ação que antecede o projeto de recuperação do manancial
Um dos principais símbolos de Hortolândia começa a ser recuperado. A Prefeitura realiza a limpeza do entorno da nascente do Ribeirão Jacuba, localizada na região do Parque Peron. A ação antecede o projeto de recuperação do manancial. O projeto será executado com recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), do governo do Estado, pela empresa VerdeBianco.
O trabalho de limpeza foi iniciado, nesta terça-feira (25/01), pela Secretaria de Serviços Urbanos. Durante a ação, uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou e orientou os moradores da região sobre o projeto.
A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, salienta que os moradores têm um vínculo forte com a região. “A população tem muita afeição pela nascente e uma forte relação de pertencimento com o local. Inclusive, um menino chegou a chorar perguntando se iríamos retirar uma mangueira que havia sido plantada pelo avô dele. Em virtude disso, mantivemos a árvore”, destaca Elaine.
A ação de limpeza inclui poda de mato e árvores, além da retirada de entulho e resíduos descartados irregularmente no local. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto prevê a compensação ambiental pelas árvores que foram cortadas por terem sido plantadas de maneira incorreta, por estarem com estado de conservação comprometido ou por estarem no percurso previsto pelo projeto para a pista de caminhada.
Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto abrange a implantação de um parque linear no local com cerca de 6.000 m2, previsto para ser inaugurado neste ano. O local terá quiosques, academia ao ar livre e a já mencionada pista de caminhada que irá até o Corredor Metropolitano. O local já conta com uma quadra poliesportiva implantada pela Prefeitura.
“A construção de uma cidade inteligente e sustentável passa pela recuperação de áreas degradadas. A área em questão abriga um dos maiores símbolos da história de Hortolândia, a nascente do Ribeirão Jacuba. A recuperação da nascente e a implantação do parque são parte do projeto socioambiental que começou com a implantação dos parques Dorothy, Chico Mendes, Renato Dobelin, Remanso das Águas e Lago da Fé”, destaca o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98