Nossa Cidade

Hortolândia inaugura exposição sobre Afrofuturismo

Mostra gratuita será aberta nesta segunda-feira (25/04), às 14h, no Centro Afroempresarial, que fica dentro do Shopping Hortolândia

O afrofuturismo tem aparecido nos últimos tempos em várias expressões culturais, como literatura, música e artes plásticas. Mas foi no cinema, por meio do aclamado filme “Pantera Negra”, lançado em 2018, que a estética afrofuturista foi divulgada em escala global. Mas, o que é afrofuturismo? Para ajudar a responder essa pergunta, será inuagurada a Mostra Cultural Afrofuturista, nesta segunda-feira (25/04). A exposição será aberta, às 14h, no Espaço Afroempresarial, que fica no Shopping Hortolândia, localizado na rua José Camilo de Camargo, 5, região central. A mostra é realizada pela editora Eiros do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. A exposição fica em cartaz até o dia 1º de maio. O horário de visitação é das 10h às 22h. A entrada é gratuita. Mais informações sobre a mostra, estão disponíveis no site África Atual (CLIQUE AQUI).

Anuncio


De acordo com o curador da mostra, Odair Marques da Silva, o objetivo é divulgar as artes e as culturas da África a partir de uma perspectiva de um continente atual e moderno. A exposição apresenta esculturas, pinturas, adornos, fotografias, entre outros objetos, de oito países africanos: África do Sul, Angola, Egito, Gana, Moçambique, Namíbia, Nigéria e Quênia. O acervo de objetos é pertencente à editora Eiros do Brasil.

Um dos destaques da mostra é a chamada “Escultura da Realeza” (foto), com 1,70m de altura, confeccionada pela etnia fulani. “Essa etnia vive na região norte da África, que abrange países como Mali e Mauritânia. A escultura é dada ao vencedor de uma competição que eles organizam para escolher o novo príncipe real”, explica Silva.

De acordo com o curador da mostra, o afrofuturismo é um movimento estético que surgiu em meados dos anos 1990 no meio acadêmico dos Estados Unidos. “O movimento transcende a linguagem estética ao mesclar as culturas tradicionais, ancestrais e contemporâneas da África combinadas com elementos da ficção científica (sci-fi). Os princípios do afrofuturismo interagem com a sofisticação da vida contemporânea estabelecidas como pontos inacabados de possibilidades. A ideia se espalhou e ampliou suas influências em produções literárias, de moda, arquitetura e música”, destaca Silva.

ESPAÇO AFROEMPRESARIAL

O Espaço Afroempresarial foi inaugurado em março deste ano. O órgão é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, em parceria com a associação REAFRO (Rede Brasil Afroempreendedor). O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

A proposta é que o espaço seja um local colaborativo de fomento ao afroempreendedorismo. O espaço também oferece infraestrutura para que afroempreendedores possam realizar reuniões de negócio, eventos presenciais e on-line e exposição de produtos e serviços. O espaço prevê ainda a realização de cursos de capacitação e formação para afroempreendedores.

O espaço integra o programa “Afroempreendedor”, instituído pela Prefeitura de Hortolândia por meio da lei municipal 3.702, de 19 de novembro de 2019. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a comissão do programa, formada por representantes da sociedade civil e do poder público, realizou reuniões on-line e elaborou um questionário para mapear e formar uma rede de afroempreendedores do município. Inicialmente, a rede foi formada por 20 afroempreendedores. Atualmente, a rede já conta com mais de 80 afroempreendedores, que atuam nos segmentos de estética, vestuário, gastronomia, música, tecnologia, comunicação visual, propaganda, entre outros.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo