Nossa Cidade

Hortolândia faz inspeção em veículos da frota pública para evitar emissão de “fumaça preta”

Ambulâncias, tratores e vans estão entre veículos que serão vistoriados

A Prefeitura de Hortolândia realiza outra importante ação para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população. O município iniciou a vistoria de veículos, patrimoniados e locados, movidos a diesel para evitar a emissão da “fumaça preta”. A vistoria é uma das diretrizes estipuladas pelo programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual a Hortolândia faz parte. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela ação, já foram vistoriados 29 veículos. 

Anuncio


De acordo com a engenheira ambiental Gabriela Sega Ponce, os veículos passam por um teste para medir a emissão de fumaça pelo escapamento. A mediação é feita comparando a cor da fumaça emitida com um cartão de papel com a Escala de Ringelmann, modelo gráfico que tem cinco padrões de cor que variam de 1 (20%), para os tons mais claros, a 5 (100%), para os mais escuros. “O ideal é que a emissão dos veículos fique entre 1 (20%) a 2 (40%), que são os níveis considerados aceitáveis”, explica Gabriela. 

Após a inspeção, caso seja aprovado, o veículo recebe um adesivo, que é afixado no para-brisa, em local visível. Em caso do veículo apresentar nível de emissão alto, o mesmo é enviado para manutenção. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os 29 veículos já vistoriados foram aprovados. Serão vistoriados ambulâncias, tratores e veículos utilitários, tais como vans, utilizados pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Serviços Urbanos e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A vistoria está prevista para ser finalizada no próximo mês.

De acordo com Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a “fumaça preta” é altamente poluente e tem substâncias que causam sérios danos à saúde e ao meio ambiente. A fumaça é também um sinal indicativo de que o motor do veículo pode estar com algum problema. Por isso, é importante que o veículo seja enviado para a manutenção a fim de evitar a emissão da fumaça para que não libere partículas que afetam diretamente o meio ambiente e a população. 

MUNICÍPIO VERDEAZUL 

A vistoria de veículos movidos a diesel é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa “Município VerdeAzul”. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. 

O programa é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. 

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo