Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia está em estado de atenção devido a chuvas de domingo

Publicado

em

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu estado de atenção para a cidade de Hortolândia após registro de chuvas do último final de semana.

Hortolândia teve o maior volume de chuva da região, registrando no domingo(12) cerca de 143,9 mm. Houve diversos pontos de alagamento no município.

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, os serviços de limpeza do Ribeirão Jacuba e obras de prevenção a enchentes na região central contribuiram para que a cidade não tivesse problemas mais graves, como aconteceu em janeiro de 2019.

No mesmo periodo de 2019 o registro foi de 138 milímetros de chuva, 5.9 mm a menos que esse ano. Porém os estragos foram maiores.

JANEIRO DE 2019

Nossa Cidade

Nova etapa da “Ação Bar” orienta motoristas contra bebida e direção em Hortolândia

Publicado

em

Conscientização foi realizada em estabelecimentos comerciais na quinta-feira (19/05) e sexta-feira (20/05)

Orientar e conscientizar os motoristas continua sendo prioridade na segurança viária. Para isso, a Prefeitura de Hortolândia trabalha em ruas, avenidas e, durante o Maio Amarelo, realiza etapas da “Ação Bar” para evitar a combinação entre bebida alcóolica e direção. Durante o feriado de comemoração dos 31 anos da cidade, a  orientação aconteceu em dois bares na quinta-feira (19/05) e um na sexta-feira (20/05), marcando a conclusão da segunda etapa da ação. A primeira foi realizada no dia 13 deste mês. 

Como é a “Ação Bar” ?

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana da Administração Municipal conversam, de uma forma divertida, com as pessoas que estão nas mesas dos estabelecimentos,  orientando para que a volta para casa seja segura, sem a necessidade de dirigir após uma noite de confraternização em um destes estabelecimentos comerciais.   “A abordagem não tem caráter punitivo mas, sim, orientativo e conscientizador. Canções,  danças e brincadeiras são usadas para fazer esse alerta. O objetivo é um trânsito sem vítimas na cidade”, explica o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

Além da “Ação Bar”, neste Maio Amarelo, a Prefeitura já realizou a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade; o passeio ciclístico “Vem de Bike”; e na sexta-feira (27/05), encerra o ciclo de atividades do mês para um trânsito mais seguro com o  4º Seminário de Segurança Viária. 

A meta continua em salvar vidas no trânsito de Hortolândia

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de acidentes nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade caiu mais da metade na comparação de 2017, ano de criação da secretaria, com 2021. A avenida Santana (Jd. Amanda) registrou 63 acidentes em 2017 enquanto em 2021 foram 32. Já na avenida Olívio Franceschini (Região Central), foram 39 acidentes em 2017 e, no ano passado, foram registrados 18. A avenida Brasil (Jd. Amanda0 registrou 38 acidentes em 2017 e 16 em 2021. 

Já na avenida da Emancipação (Região do Jd. Santa Clara do Lago), foram 43 em 2017 e  8 em 2021. Na avenida São Francisco de Assis (Região do Jd. Nova Hortolândia) foram 23 acidentes em 2017 e, em 2021, 6 registros. A avenida Anhanguera (Região do Jd. Nova Hortolândia)  também registrou queda. Foram 8 acidentes em 2017 e 6 em 2021. A rua Osvaldo Ribeiro Carrilho (Jd. Minda) teve 6 acidentes em 2017 e 5 em 2021.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Campeonato de Futebol Amador começou com chuva de gols em jogos da primeira e segunda divisões

Publicado

em

Partidas apoiadas pela Prefeitura  acontecem desde o dia 19 de maio, aniversário da cidade

A primeira rodada do Campeonato Amador de Futebol de Hortolândia começou com alta média de gols nos jogos das duas divisões. A competição, que voltou a ser disputada após a interrupção de dois anos, por conta da pandemia do Coronavírus, também foi marcada pela volta das torcidas aos renovados espaços esportivos da cidade, agora renovados. Durante todo o final de semana, ao passar pelos principais campos da cidade, era possível observar as famílias juntas para acompanhar de perto o retorno da maior desta do futebol de Hortolândia. O campeonato, neste ano, é organizado pela Associação de Atletas, com o apoio da Prefeitura.

Aniversário da cidade marcou o retorno da competição

Na quinta-feira passada (19/05),  dia da comemoração dos 31 anos de Hortolândia, o Campo da Confibra, tradicional palco de grandes jogos, localizado no Jardim Campos Verdes, reuniu representantes de todas as equipes que disputam o Campeonato Amador de Futebol. O desfile das camisas dos times e uma partida amistosa entre veteranos jogadores da cidade marcou a tão esperada volta de uma das principais competições esportivas da cidade.

“Estamos aqui, nesta praça esportiva renovada, felizes pela volta da principal competição de futebol da cidade. A Prefeitura trabalhou bastante na melhoria das praças esportivas para receber o campeonato. O esporte em geral da cidade está passando por renovação. Além disso, a importância do projeto Escolinhas Esportivas é grande. Não só o futebol, mas diversas modalidades podem ser praticadas gratuitamente. Continuamos olhando com carinho para o esporte e, também, para todos os espaços. Seguimos forte nesta nova etapa”, comentou o prefeito Zezé Gomes, durante a cerimônia de abertura do torneio.

Fórmula de disputa é novidade em 2022

Neste ano, o campeonato , terá algumas novidades para os torcedores na fórmula de disputa. São 24 equipes na primeira divisão e outras 24 na segunda divisão, divididas em três grupos com oito equipes. De acordo com a Associação de Atletas, a nova fórmula oferece mais chances de classificação à próxima fase para todas as equipes. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final.

Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio, no estilo Liga dos Campeões da Europa. Todos os jogos serão “mata-mata”, ida e volta, com a equipe de melhor campanha podendo decidir a classificação dentro de seus domínios até a grande final. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.

“O campeonato neste ano promete ser emocionante. O futebol amador de Hortolândia sempre foi conhecido na Região Metropolitana de Campinas por ser um dos maiores e melhores e, agora, fico feliz em poder contribuir para o desenvolvimento do torneio. Escolhi a cidade de Hortolândia para viver e temos o objetivo de continuar a transformação do esporte na cidade”, comentou o secretário de Esportes da Prefeitura Gléguer Zorzin.

Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.

 

Resultados da primeira rodada:

Primeira divisão

Sábado (21/05) – Campo do Rosolém

16h – Vila Real 3×1 Botafogo

18h – Pankadão 2×0 Padoka

 

Domingo (22/05) – Campo do Rosolém

8h15 – Moleque Travesso 1×0 Unidos São Sebastião

10h15 – Canarinho 3×1 União do Norte

 

Campo do Remanso

8h15 – Real Piauí 1×0 Mildes Pankadão

10h15 – Redmidos 3×3 Real Fênix

 

Campo do Adelaide

8h15 – Amanda 0x3 Divino

10h15 – Clube Atlético Hortolândia 2×1 Barcelona

 

Campo da Confibra

8h15 – Boa Esperança 0x1 Geração 2000

10h15 – Santa Clara 1×1 Estrela Vermelha

 

Campo do CAIC

8h15 – Família RM 1X1 Sumarezinho

10h15 – Família São Sebastião 0x0 Internacional

 

Segunda Divisão

Jogos da primeira rodada:

 

Sexta-Feira (21/05) – Campo do Rosolém

20h – Flamengo 1×1 Ajax

 

Sábado (21/05) – Campo do Rosolém

13h15 – Unidos Boa Vista 0x0 Camarões

15h15 – Real São Bento 2×1 Peron

 

Campo do Remanso

13h15 – Boa Esporte 0x2 Real Madruga

15h15 – Frenético 10×1 Juventus

 

Campo do Adelaide

15h15 – Amigos 0x0 Vila São Pedro

 

Campo da Confibra

13h15 – Santa Esmeralda 0x0 Argentinos Juniors

15h15 – Guerrilha 0x2 Unidos do Ongaro

 

Campo do CAIC

13h15 – Jafene 1X1 Taquara Branca

15h15 – Barça Black 4×1 União

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Idosa dá dicas para evitar proliferação do Aedes aegypti em vasos de plantas

Publicado

em

Ana Aparecida Romancini, moradora do Jd. Nova Europa, toma os cuidados para que os vasos não se tornem criadouros do mosquito 

Ter plantas em casa traz vários benefícios. Elas alegram e decoram o ambiente, purificam o ar, enfim fazem bem para a saúde. Mas, é preciso tomar cuidados para que os lugares onde elas estão plantadas, seja jardim ou vasos, não se tornem criadouros do Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Se você quer embelezar sua residência com plantas, confira as dicas de Ana Aparecida Romancini, de 63 anos, moradora do Jardim Nova Europa. 

Quem entra na casa da idosa logo percebe que ela gosta muito de plantas. Nas áreas externas há vasos com diferentes espécies ornamentais, tais como suculenta, comigo-ninguém-pode, jiboia, lírio da paz, cactos, dentre outras. Mas além de cuidar bem delas, dona Ana toma as precauções para que não ocorra a proliferação do Aedes aegypti. Ela usa vasos com furos no fundo para que a água da rega escorra, mas sem deixá-la empoçada no chão ou acumulada nos pratinhos embaixo dos vasos. Vale sempre lembrar que água parada é a condição favorável para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos que darão origem a mais mosquitos. 

Outro cuidado que a idosa tem é limpar regularmente as áreas externas onde estão os vasos com plantas. “Eu limpo com desinfetante. Para economizar, uso a água da máquina de lavar roupa”, ressalta a moradora. Ela ainda recolhe objetos que possam acumular água, como garrafas PET, embalagens plásticas, entre outros.

Dona Ana e seu filho, Marcos, esbanjam criatividade para reaproveitar materiais. “Meu filho teve a ideia de pegar uns pneus velhos que tínhamos em casa. Eles os pintou e os usou como se fossem vasos de plantas”, conta orgulhosa a moradora. 

Busca ativa e nebulização

Assim como dona Ana, a Prefeitura de Hortolândia também faz a parte dela no combate ao Aedes aegypti. A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza regularmente as ações de busca ativa e nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, o órgão faz busca ativa no Remanso Campineiro. Já outra equipe executa a nebulização no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. As ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. 

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Na ação, os agentes utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológiva, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra 1.572 casos notificados de Dengue, dos quais 422 positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares