Nossa Cidade

Hortolândia elege seus conselheiros Tutelar

Os eleitores de Hortolândia elegeram seus 5 conselheiros Tutelar que irão ocupar a função pelos próximo 4 anos.

  • Bruno Gomes Ravanhani – 944 Votos
  • Sandra – 756 Votos
  • Leandro – 697 Votos
  • Miriam – 624 Votos
  • Rebecca – 567 Votos

As votações aconteceram das 8h às 17h deste domingo(6) e o resultado saiu por volta das 22h50. Apesar do voto ser facultativo, os eleitores compareceram em peso às urnas, chegando a ter filas extensas nos locais de votação.

fila votacao conselho tutelar

Anuncio


A eleição foi promovida pela Comissão Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

22 candidatos disputaram a eleição.

O papel do Conselho Tutelar

No Brasil, após a aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990, crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos, isto é, pessoas em desenvolvimento a serem protegidas pela família, pelo Estado e pela sociedade, como um todo. Entre estes direitos a serem atendidos com prioridade absoluta estão os de ter acesso à escola e à educação, à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entre os órgãos responsáveis por fazer valer o que diz a lei, na garantia desses direitos fundamentais, está o Conselho Tutelar. É que, segundo o artigo 131 do ECA, ele é o “órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo